“O cidadão da floresta precisa ter seu direito mantido”, diz presidente do TRE-AP na reinauguração de Cartórios Eleitorais no Vale do Jari

O presidente do TRE, Desembargador Carlos Tork, cumprimenta o servidor Alex Ferreira; Também na foto a juiza Délia Ramos.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Desembargador Carlos Tork, reinaugurou na quinta (30) e sexta-feira (31) os Cartórios Eleitorais dos municípios que compõem o Vale do Jari, na região Sul do Estado.

Os dois prédios - da 13ª Zona Eleitoral (Vitória do Jari) e 7ª Zona Eleitoral (Laranjal do Jari) - passaram por reforma, adaptação e ampliação durante seis meses e foram viabilizados com recursos de emendas parlamentares da Bancada Federal do Amapá. A ação faz parte do aparelhamento da Justiça Eleitoral amapaense.
 
Segundo o Diretor-Geral do TRE-AP, Doutor Veridiano Colares - que fiscalizou o andamento das obras -, ambos os cartórios foram modernizados dentro do novo padrão de atendimento biométrico ao eleitor, além de adequação para o uso do local por pessoas com deficiência física. Todo o trabalho contempla o programa de estruturação da Justiça Eleitoral iniciada na gestão do Desembargador Raimundo Vales, com seguimento na atual administração.

Vitória do Jari

Em Vitória do Jari, a 13ª Zona Eleitoral foi entregue totalmente modernizada. O prédio, com 207,83 metros quadrados, custou R$ 154.342,03 (cento e cinquenta e quatro mil, trezentos e quarenta e dois reais e três centavos). Na ocasião, o Presidente do TRE-AP reafirmou o compromisso da Justiça Eleitoral amapaense em manter a 13ª Zona Eleitoral, ameaçada pelo rezoneamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pretende extinguir zonas com menos de 10 mil eleitores.

A presença do juiz eleitoral no cartório da cidade significa que o eleitor tem a Justiça e tudo o que significa a democracia brasileira próxima a ele. Por isso, fomos a Brasília pedir a manutenção das zonas ameaçadas pelo rezoneamento do TSE, como a de Vitória do Jari, que possui pouco mais de oito mil eleitores. O cidadão da floresta precisa ter esse direito mantido e estamos na luta para que isso ocorra”, sublinhou o presidente do TRE.

O Desembargador Carlos Tork agradeceu especialmente a Alex Ferreira, servidor contratado que atua na 13ª Zona há anos e zelou pelo Cartório de Vitória do Jari com afinco quando o órgão estava sem quadro efetivo. Por conta de seu desempenho, Alex é conhecido na cidade como “Chefe de Cartório Catraieiro”.

Laranjal do Jari

Já na sexta-feira foi reinaugurado o Cartório da 7ª Zona Eleitoral. O empreendimento, com área de 296,27 metros quadrados, recebeu o investimento de R$ 294.307,42 (duzentos e noventa e quatro mil, trezentos e sete reais e quarenta e dois centavos).

A reforma nos prédios foi fundamental para a execução das ações da Justiça Eleitoral na região do Vale do Jari. Isso é fruto dos esforços da administração passada e da nossa gestão, coordenada pelo Dr. Veridiano Colares. Também agradeço à Bancada Federal pelos recursos. Com esses empreendimentos, o TRE prestará um serviço de melhor qualidade aos eleitores de toda a região Sul do Amapá”, frisou o Desembargador Carlos Tork.

A exemplo do evento anterior, o Presidente do TRE homenageou a servidora Nora Ney, que há 21 anos trabalha na Justiça Eleitoral e prestou relevantes serviços na organização de muitas eleições em Laranjal do Jari.

Participaram das cerimônias os respectivos juízes eleitorais Délia Ramos (Vitória do Jari); Ailton Vidal (Laranjal do Jari); chefes dos Cartórios Eleitorais e servidores das duas Zonas; o prefeito de Vitória do Jari, Raimundo Dielson; o vice- prefeito de Laranjal do Jari, Ayrton Nobre; os juízes estaduais Almiro Deniur e Zeeber Ferreira; vereadores; autoridades dos dois municípios; servidores da Justiça Estadual e Eleitoral; sociedade civil e imprensa.

Elton Tavares - Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE Amapá

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido