TRE-AP capacita servidores e amplia apoio para análises de prestação de contas nas 13 Zonas Eleitorais do AP

TRE-AP - treinamento contas

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) finalizou nesta quarta-feira (19), o curso de Análise de Contas de Campanha para servidores da instituição. O treinamento, realizado também nos dias 13 e 14 de outubro, de 8h às 12h e das 14h às 18h, na Sala de Treinamento da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), no prédio do TRE, capacitou 35 técnicos, sendo 17 das Zonas Eleitorais e 18 da sede da Justiça Eleitoral.

O objetivo da ação é ampliar o contingente de serventuários aptos a analisar os balanços financeiros de candidatos e partidos políticos que concorreram as Eleições Municipais 2016. O resultado é o reforço no apoio às 13 Zonas Eleitorais na execução deste trabalho em todo o estado.

O curso foi formatado pela Coordenadoria de Controle Interno (CCI/TRE), com o apoio da Presidência e Diretoria Geral do TRE. O conteúdo da capacitação, teórico e prático, consistiu na análise física da documentação apresentada pelos candidatos e partidos políticos, a fazer a conciliação dos documentos e informações apresentadas pelos prestadores de contas.

Os participantes do treinamento aprenderam o manuseio e operacionalização do Sistema de Prestação de Contas de Campanha (SPCE-WEB), que além de compilar todas as informações das prestações de contas, realiza o batimento e a circularização dessas informações com os sistemas da Receita Federal, das Receitas estaduais e municipais e dos bancos de todo o país.

“O treinamento permite que os servidores que irão auxiliar as zonas eleitorais tenham uma visão otimizada e racional do andamento e da análise das contas. O que é essencial para um período tão curto de processamento e julgamento dos processos”, destacou o servidor Orlando Júnior, que participou do curso.

Após o final da Eleição, os candidatos terão até o dia 1º de novembro para apresentar as contas de Campanha. No caso dos concorrentes a Prefeitura de Macapá que disputam o 2º turno, os balanços devem ser apresentados no dia 19 de novembro.

Conforme o titular da CCI, Dr. Francisco Barros, o curso aumenta o número de servidores com capacidade para analisar as contas de campanha, que serão remanejados para os Cartórios Eleitorais. Com isso, segundo o chefe do Controle Interno da Justiça Eleitoral, os diagnósticos financeiros terão mais agilidade e eficácia.

“Com esse treinamento, estamos formando uma força tarefa de técnicos capacitados para minimizar o tempo gasto nas análises das prestações de contas, para que os processos sejam julgados pelos juízes eleitorais em tempo hábil à diplomação dos candidatos eleitos, e dentro do prazo previsto no calendário eleitoral”, explicou Dr. Francisco Barros, coordenador da CCI.

Serviço:

Elton Tavares
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Fotos: Daniel Alves

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido