Eleição suplementar: finalizados julgamentos de registros de candidatura

TRE-AP-01

Na última terça-feira, 14, a Juíza Eleitoral da 3ª Zona, Délia Silva Ramos, finalizou o julgamento de todos os pedidos de registro de candidatura à eleição suplementar para a prefeitura do município de Calçoene.

Ao todo foram doze processos sentenciados, sendo quatro chapas: Partido Verde, Coligação Calçoene Merece Respeito (PSC/PTB/PT/ PC do B e SD), Coligação Novos Caminhos (PPS/REDE) e Coligação Um Novo Caminho para Calçoene (PDT/PR/PRB/PMB/PRP). As candidaturas propostas pela ‘Coligação Calçoene Merece Respeito’ e do Partido Verde foram deferidas pelo Juízo da 3ª Zona.

Os pedidos de registro da ‘Coligação Novos Caminhos’ também foram deferidos, no entanto, o candidato a prefeito, Jones Fabio Nunes, teve sua candidatura impugnada por coligação adversária. A tese da impugnação consistiu no impedimento do candidato em razão de ser o presidente da Câmara de vereadores e prefeito interino do município, a Justiça Eleitoral não acatou a impugnação e deferiu o pedido de registro de candidatura, com base em jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral.

Com relação à ‘Coligação Um Novo Caminho para Calçoene’, dois pedidos de impugnação de candidatura foram feitos, um por parte do Ministério Público Eleitoral e outro formulado pela ‘Coligação Calçoene Merece Respeito’, sendo a mesma tese abordada por ambos: a nulidade do ato e da ata de convenção do PDT, partido integrante da coligação.

Segundo as duas impugnações a convenção do referido partido foi presidida e assinada por pessoa com direitos políticos suspensos em razão de condenação por improbidade administrativa. A tese foi acatada em partes pela Juíza Eleitoral da 3ª Zona, que decidiu por excluir o PDT da ‘Coligação Um Novo Caminho para Calçoene’, validando, assim, a propositura de candidatura da referida chapa.

No entanto, a candidata que encabeçava a chapa é filiada ao partido que foi excluído da coligação, decidindo então a Juíza Eleitoral Délia Silva Ramos por indeferir o registro da candidata, dando prazo de três dias para que a ‘Coligação Um Novo Caminho para Calçoene’ indique novo candidato titular, sob pena de indeferimento de toda chapa.

Dessa forma, a coligação tem até o próximo domingo, 19, para recorrer da decisão ou apresentar substituto.

 

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Ana Barbosa, com informações de Heverton Luiz Fernandes

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido