Nossos Aplausos

Nossos aplausos

Nossos aplausos

Um Magistrado Exemplar

Natural de Petrópolis, Rio de Janeiro, Adão Joel Gomes de Carvalho, nasceu em 08 de março de 1961. Filho de Hélio Carvalho já falecido e Dalila Carvalho de 87 anos, que mora na Capital carioca, tem apenas uma irmã, Eva Carvalho, e é pai de três filhos. Originário de uma família simples, homem de muita fé, tem devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

Adão Carvalho, quando criança, sonhava em ser jogador de futebol, sonho este que acabou ficando apenas na torcida pelo time do coração, o Flamengo.

Começou a trabalhar aos 16 anos de idade no Fórum carioca, fazendo serviços básicos de datilografia. Em 1980 foi aprovado no concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, onde se inscreveram mais de 20 mil candidatos, ficando em primeiro lugar. No mesmo período iniciou sua vida acadêmica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Ingressou na magistratura em 1991 quando foi aprovado no primeiro concurso para Juiz de Direito realizado pelo Tribunal de Justiça do Amapá tomando posse no dia 05 de outubro do mesmo ano, nomeado para exercer o cargo na Comarca de Oiapoque.

Em 1994 foi promovido a Juiz de Direito para a Vara Única da Comarca de Ferreira Gomes, onde atuou até o ano de 1995, sendo transferido para o município de Laranjal do Jari. Três anos depois, assumiu a titularidade do Juizado Cível e Criminal da Comarca de Santana, onde ficou por quatro anos. No ano de 2001 foi promovido a juiz Titular da 1° Vara Criminal de Macapá. No biênio 2006/2007 foi Juiz membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. Em 2009 o magistrado também atuou como professor de Direito Penal e Processo Penal no Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP.

No ano de 2015 foi juiz da 2° Zona Eleitoral de Macapá, escolhido pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), onde presidiu as eleições e foi designado presidente da comissão de diplomação de todos os municípios do Estado, realizando um trabalho de excelência em todo o processo eleitoral, juntamente com sua equipe, composta pelas servidoras Tânia Ribeiro, Bruna Coutinho, Socorro do Carmo e Selma da Rocha.

Considerado como referência para a sua equipe, sempre mostrou dedicação e amor pelo ofício. Para o servidor Heverton Luiz, então Assessor Jurídico, a identificação de Adão Carvalho com a justiça eleitoral deixou exemplos a serem seguidos, “ele sempre abdicou das questões pessoais para poder servir a justiça eleitoral e não foram poucas as vezes que nós ficamos até altas horas da madrugada trabalhando durante o período eleitoral de 2012 e 2016 e até na eleição suplementar de Calçoene. Ele não tinha hora para trabalhar, estava sempre disponível e ajudando qualquer membro de sua equipe, sem falar que Dr. Adão ainda acumulava o cargo de juiz da 1ª Vara Criminal com tantos processos a serem julgados”, relatou.

A maneira atuante fez com que o magistrado ganhasse até um jargão bastante conhecido por ocasião das eleições de 2016, “candidato sujão vai se ver com Adão”, um recado aos postulantes a cargos eletivos, com muito humor e descontração.

Leitor por excelência, até por dever de ofício, Adão Carvalho se considera eclético quando o assunto é literatura. Para o magistrado, encontrar um bom livro é como fazer bons amigos. A cada obra apreciada vem sempre uma nova aventura, mas sobretudo tornando a vida com mais sentido. O último livro de cabeceira é uma obra de Chico Xavier, “O evangelho segundo o espiritismo – Allan Kardec”.

Viajar é sempre bom, seja com a família, a trabalho ou para relaxar, conhecer lugares novos e revigorar as energias, é uma atividade prazerosa que Adão adora, inclusive já fez várias viagens pelo Brasil e exterior, conhecendo todos os Estados brasileiros e alguns países da Europa como Portugal, França, Itália e Espanha. Nas horas vagas, gosta de confraternizar com os amigos e jogar xadrez. Tem o jogo de tabuleiro como hobby, mas não dispensa uma pescaria.

Responsável por decidir questões que afetam a vida de inúmeras pessoas sob sua jurisdição em vários aspectos, sempre usa a balança da justiça humana com todo cuidado e cautela. Admirado por seus pares, é tido como pessoa íntegra, sensata e cumpridor de seus deveres. Sempre foi um juiz que exerceu suas atividades com independência e fidelidade, qualidades que tornam o magistrado um profissional de muita importância para a Justiça do Amapá. É merecedor de NOSSOS APLAUSOS.

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido