Nossos Aplausos

Homenagem a Manoel Antônio Moura Sousa

Nossos Aplausos

Manoel Antônio Moura Sousa, nasceu na remota localidade de Lago Novo, no interior do Estado do Amapá, em 16 de junho de 1950. É filho do casal Álvaro Clodoaldo de Sousa e Maria Luiza Moura. Homem de bom caráter, exemplo de pai, marido e cidadão. Em 2000 iniciou sua carreira na Justiça Eleitoral prestando serviços como colaborador eventual no município de Calçoene, aonde exerceu a função de motorista.

Durante as longas jornadas itinerantes para as localidades de difícil acesso, Manoel estava sempre disposto a auxiliar a equipe no atendimento ao eleitor. Na época, os formulários eram todos manuscritos e levados ao cartório para lançamento no sistema ELO. Em 2010 trabalhou como servidor requisitado e depois chegou a exercer a função de Chefe daquele Cartório, por inúmeras vezes, na ausência do servidor titular.

Atualmente está lotado na Secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social - SIMS, no município de Calçoene, como auxiliar administrativo e desempenha as atribuições de oficial de justiça ad hoc na Zona Eleitoral. Manoel procura sempre melhorar e se aperfeiçoar nas atividades para fazer a diferença, impondo qualidade nos serviços prestados sempre com muito compromisso, responsabilidade e profunda dedicação.

O conhecimento adquirido ao longo dos anos na Justiça Eleitoral em Calçoene, o elevou a um patamar diferente, tornando-se referência para a população local, tanto na cortesia no atendimento, quanto na vontade de solucionar os problemas e na proatividade em estar à disposição para qualquer desafio. “Particularmente, a melhor lição que recebi dele foi ver diariamente o valor da alegria de quem faz o que gosta. Ele nos torna alguém mais leve e ajuda a fazer o ambiente mais agradável, de modo que além de trabalho, ele é bom amigo e nos faz sentir da família. Passou a ser chamado carinhosamente de “Seu Sousão”, com aumentativo para destacar o quanto de bom tem naquele coração”. Afirma o antigo companheiro de trabalho e servidor Filipe Bentes Feio.

Helane Fabíola, Chefe de Cartório na época, faz questão de relatar sobre a maravilhosa e inesquecível experiência que foi trabalhar ao lado do Seu Manoel Souza. “Os anos que passei foi de muito aprendizado. Através da sua honestidade faz com que consigamos crescer e desenvolver nossos conhecimentos. É um ser humano de coração nobre e puro, guerreiro que se entrega às grandes batalhas, sejam elas no trabalho ou na família.Um dos melhores homens com quem tive a oportunidade de trabalhar. Tranquilo, trabalhador, sincero e merecedor do respeito de todos”.

Nos dias de folga, Manoel costuma cuidar de uma pequena propriedade rural que possui nos arredores daquele município de Calçoene. Gosta de conversar sobre pesca, eleições, garimpo e os acontecimentos da vida. É torcedor do Fluminense e do São Paulo. Seu sonho é atuar como Juiz de Paz no município de Calçoene pois sempre que pode leva seus conhecimentos aos jovens e idosos. Também auxilia na preservação das nascentes, orientando a não provocarem queimadas e outros danos ao meio ambiente nas comunidades da área rural.

Manoel Sousa é daquelas raras pessoas que muito contribui para que o ambiente de trabalho seja sempre agradável e produtivo, e não coloca nenhum obstáculo para se doar às pessoas, principalmente aos que precisam de auxílio. Hoje prestamos nosso sincero reconhecimento de valorização e honraria a este extraordinário servidor que, sem dúvida, merece os nossos especialíssimos APLAUSOS!

 

 

 

icone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido