TRE-AP conclui ação da Caravana da Cidadania, em Laranjal do Jarí

TRE-AP conclui ação da Caravana da Cidadania, em Laranjal do Jarí

TRE-AP conclui ação da Caravana da Cidadania, em Laranjal do Jarí

“Missão cumprida”. Assim definiu o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-TRE-AP), juiz Léo Furtado, na tarde desta sexta-feira (17), ao falar para estudantes da Escola Estadual Vanda Maria Cabête, na cidade de Laranjal do Jarí, sul do estado do Amapá, no encerramento da Caravana da Cidadania, que faz parte do projeto Eleitor do Futuro, da Justiça Eleitoral.

 

O município que fica a 295 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, recebeu uma equipe do TRE, que durante dois dias, proporcionaram aos cidadãos da região a oferta de serviços e atendimentos da Justiça Eleitoral.

 

Instalados no espaço físico da instituição de ensino, a equipe da EJE-TRE-AP, realizou uma série de palestras, conscientizando os presentes sobre a importância do voto e a responsabilidade na escolha dos seus representantes.

 

A exposição “500 anos de eleições”, que retrata a história do processo eleitoral no país, foi montada no auditório da escola e recebeu um grande número de visitantes.

 

Completando a infraestrutura disponibilizada no município, o ônibus da Justiça Eleitoral foi um atrativo para os estudantes da faixa etária de 13 e 15 anos, que puderam ver de perto, como é feito o atendimento na unidade móvel. Os equipamentos e a tecnologia disponível nesta base chamaram a atenção dos futuros eleitores.

 

 

Encerramento

A Caravana da Cidadania, em Laranjal do Jarí, contou com a presença dos juízes, Léo Furtado, diretor da EJE-TRE-AP; Carlos Carnezin, juiz membro do TRE; Zeeber Lopes, juiz titular da 7ª. Zona Eleitoral; Ana Bela Barbosa, diretora-geral do TRE-AP; Paulo Buriti, chefe do Cartório da 7ª. ZE; Rinaldo Farias, coordenador da EJE; Zelina Preira, servidora da EJE e da professora Maria de Belém, diretora da escola Vanda Cabête.

 

A diretora da escola Vanda Cabête, chamou a atenção dos estudantes para a importância das escolhas nas eleições. Além disso, agradeceu a presença do TRE no município. “Só resta vocês decidirem tudo aquilo que vocês aprenderam nesses dias. O processo político é importante para definir exatamente aquilo que vocês votam. Vocês serão os protagonistas da nossa história”, acrescentou.

 

O diretor da EJE-AP, juiz Léo Furtado, agradeceu a participação da classe estudantil e destacou mais uma vez a importância de escolher bem os representantes de uma comunidade. “A eleição é o momento mais importante para o cidadão, e por isso temos que saber fazer nossas escolhas”, concluiu.

 

 

Eleitor do Futuro

As alunas do ensino médio, Biafra da Silva e Silva e Andella Deusiane do Carmo Lopes, ambas de 16 anos, dentre outros, serão as mais novas eleitoras na próxima eleição. Elas aproveitaram a vinda da Caravana, e tiraram seu título de eleitor.

 

Eleição

Uma das atividades que mais chama a atenção por onde a Caravana da Cidadania passa, é a realização de uma eleição, onde são escolhidas as prioridades para o município, que posteriormente são enviadas ao executivo municipal. Em Laranjal do Jarí, além da utilização da urna eletrônica, os alunos puderam votar também, na tradicional urna de lona.

 

Superando a expectativa da coordenação da EJE, 433 alunos votaram, e com 193 votos, escolheram “Direito ao Esporte e Lazer”, como prioridade para que a administração municipal invista na comunidade.  O resultado da eleição será entregue à Prefeitura do município.

 

Missão

Com essas ações, a Justiça Eleitoral demonstra que não há limites, ou barreiras geográficas, para que seja levado o atendimento e a prestação de serviços ao cidadão.

 

Para sua realização, foi mobilizado um grande número de servidores, técnicos, motoristas, pessoal de apoio e prestadores de serviços; e uma logística que contou com veículos para transporte de equipamentos e pessoal, bem como, um moderno ônibus preparado para o atendimento ao público.

 

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Assessoria de Comunicação e Marketing

98414-2659   32101-1504

 

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido