Eleição de prioridades para a comunidade encerra a 3ª. Caravana da Cidadania no município de Amapá

Eleição de prioridades para a comunidade encerra a 3ª. Caravana da Cidadania no município de Amapá

Eleição de prioridades para a comunidade encerra a 3ª. Caravana da Cidadania no município de Amapá

Durante dois dias alunos da Escola Estadual Vidal de Negreiros, no município de Amapá, participaram de uma série de atividades com servidores da Justiça Eleitoral do Amapá, na 3ª. edição da Caravana da Cidadania, do programa Eleitor do Futuro.

Na sexta-feira (15), utilizando a urna eletrônica, os alunos participaram de uma eleição que escolheu a prioridade que a comunidade escolar julga necessária, para que o poder executivo local tome como providência em sua administração.

A participação dos estudantes superou a expectativa da equipe eleitoral. 450 estudantes com idades entre 12 e 15 anos foram à urna, e com 161 votos, elegeram “Profissionalização e Trabalho”, como principal anseio da classe. Deixando para traz, outras como: Direito ao esporte e lazer (92); Educação e cultura (84); Liberdade, Respeito e dignidade (77) e Direito à vida e à saúde (24). O resultado da eleição será entregue à Prefeitura do município.

Encerramento
Durante o último dia, a equipe do TRE-AP proporcionou aos presentes várias palestras, que contou com a presença do presidente da Corte, desembargador Manoel Brito, e do diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Léo Furtado.

O coordenador da EJE-TRE-AP, Rinaldo Farias, conduziu a cerimônia de encerramento da Caravana. Oportunidade em que falou um pouco sobre o projeto que iniciou em 2003, e seus objetivos, junto à comunidade escolar. Também destacou as evoluções da Justiça Eleitoral, no que tange a tecnologia, segurança, logística, mas chamou a atenção para seu papel fundamental, que é “valorizar e estimular este princípio de cidadania, na busca da qualidade da escolha dos nossos representantes”, descreveu.

O professor José Ramos, diretor da Escola estadual Vidal de Negreiros, deu boas-vindas à equipe do TRE-AP e agradeceu a escolha da instituição para a realização do encontro. Em sua fala, disse que na eleição, o voto deve ser feito com dignidade e responsabilidade, para que mais tarde não venhamos a sofrer as consequências de uma má escolha. “Votar bem é fundamental para o desenvolvimento do Amapá, do nosso estado e do Brasil”, acrescentou.

O juiz Léo Furtado, diretor da EJE-TRE-AP, que tem familiares nascidos no município, destacou o papel da Escola Judiciária no processo de formação para a comunidade escolar. Ele aproveitou para conclamar a todos, para que participem do processo eleitoral e sejam multiplicadores dessas informações. “A EJE tem essa preocupação, não só no estado, mas em todo o Brasil, de mostrar para o novo cidadão, o quanto é importante votar”, pontuou.

Para o Juiz José Castelões, titular da 1ª. Zona Eleitoral, todos tem uma grande responsabilidade na escolha de seus representantes. E que é preciso valorizar o direito adquirido de votar. “O voto foi uma conquista difícil para a sociedade brasileira. Então use o voto com consciência e grande responsabilidade. Por que é com o voto que a gente resolve desde o buraco da porta da nossa casa, até a corrupção do país”, descreveu.

O desembargador Manoel Brito, presidente do TRE-AP, aproveitou para falar sobre a importância da Caravana da Cidadania e, para contar um pouco da sua história de lutas e conquistas. Nascido na cidade de Amapá, ele elogiou a participação de todos durante a Caravana e citou como exemplo, que já foi aluno da escola Vidal Negreiros, e hoje, preside a Corte Eleitoral do Amapá. “Parabéns a todos e, vamos estudar e votar com responsabilidade para servimos aos nossos conterrâneos. Ser exemplo de cidadania”, concluiu.

Participação 
Alunos aproveitaram para fazer perguntas sobre várias temáticas no tocante à Justiça Eleitoral. A segurança da urna eletrônica foi um dos pontos mais observados pelos alunos, que questionaram às autoridades presentes sobre a sua confiabilidade. 
Ao final, os alunos participaram de um momento descontraído com os magistrados e servidores do TRE. A cada pergunta e resposta certa sobre o processo eleitoral, recebiam brindes ofertados pela coordenação.

Atendimentos
Enquanto os estudantes participavam da programação da Caravana, no interior da escola, na parte externa, o ônibus da Justiça Eleitoral atendia aos cidadãos com a expedição de títulos eleitorais e outras atualizações.
O município de Amapá foi o primeiro a receber a Caravana neste ano. Mas a Justiça Eleitoral deve realizar outras programações em outras cidades, em diferentes regiões do estado.

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
98414-2659 32101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido