"Eleições 2018" foi tema da primeira reunião do ministro Luiz Fux com presidentes de TREs

O novo presidente do TSE reuniu presidentes de todos os Regionais para tratar sobre as eleições 2018.

O novo presidente do TSE reuniu presidentes de todos os Regionais para tratar sobre as eleições ...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux, esteve reunido com presidentes de todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país, na manhã desta quarta-feira (07), em seu primeiro ato na presidência da Corte Eleitoral.
O objetivo foi ouvir as demandas de presidentes dos regionais, assim como traçar metas para o ano eleitoral, uniformizando os procedimentos jurisdicionais e administrativos da Justiça Eleitoral. “Combinamos que vamos fixar teses jurídicas para que os TREs filtrem os casos que vão remeter ao TSE para que nós não fiquemos comprometidos em decidir questões que eles podem resolver na própria instância jurídica”, disse o presidente.


Reivindicações
Presidentes dos TREs fizeram várias reivindicações sobre várias temáticas, com destaque para o rezoneamento eleitoral, biometria, a uniformização do horário de início e término da votação em todos os estados; auditoria das urnas em tempo real no dia da eleição; segurança das urnas eletrônicas; corte de gastos; e o voto impresso.


Fake News
Reiterando o que disse em seu discurso de posse, o presidente Luiz Fux disse que, um dos maiores desafios – comum a todos os presidentes – será o combate às fake news, no período da campanha eleitoral. Conforme o ministro, cada regional poderia atuar em parceria com a imprensa de seu estado para que se tenha um empenho maior dos meios de comunicação de massa, no sentido de “auferir com rapidez a veracidade das notícias disseminadas”, pontuou Fux.
Para o presidente, é de suma importância trabalhar em parceria com o Ministério Público Eleitoral e com a Polícia Federal. Devido ao MPE estar atento às denúncias e supostos abusos, e por sua vez a PF está pronta para executar as decisões judiciais.


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Manoel Brito, destacou a importância da reunião com o novo gestor do TSE. “É importante que o novo presidente conheça a realidade de cada Regional e suas principais demandas. Além disso, este tipo de encontro fortalece as administrações dos TREs”, declarou Brito.


Após a reunião, o ministro pousou para a foto oficial com todos os presidentes dos TREs.


Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
98414-2659 32101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido