Em Cuiabá, Fórum Nacional da Propaganda Eleitoral na Internet vai discutir fake news nas eleições 2018

O evento conta com a participação de executivos do Google, Facebook e Twitter, além de especialistas da Polícia Federal em investigações cibernéticas.

Em Cuiabá, Fórum Nacional da Propaganda Eleitoral na Internet vai discutir fake news nas eleiçõe...

Os olhos e os principais cérebros da Justiça Eleitoral brasileira estarão voltados para Mato Grosso, nos dias 1º e 2 de março deste ano, quando presidentes de diversos tribunais eleitorais, juízes da propaganda, assessores de comunicação da Justiça Eleitoral, e experts na área de tecnologia da informação dos TREs, se encontrarão em Cuiabá, para o Fórum Nacional da Propaganda Eleitoral na Internet.

O evento conta com a participação de executivos do Google, Facebook e Twitter, além de especialistas da Polícia Federal em investigações cibernéticas.

Trata-se de uma reunião de trabalho de interesse nacional, para discutir os desafios da Justiça Eleitoral no que se refere ao uso de fake news, junk news, big data e robôs, nas mídias sociais, com fins eleitorais.

Coptrel

Conforme o presidente do Colégio de Presidentes dos TREs, desembargador Márcio Vidal, as fake news e o uso de robôs para disparar milhares de mensagens de cunho inverídico aos eleitores foram amplamente utilizados nas eleições de outros países, trazendo grandes prejuízos ao processo democrático e ao equilíbrio do pleito eleitoral.
“No Brasil, a Justiça Eleitoral está se antecipando, visto que há a possibilidade de os candidatos daqui utilizarem estas estratégias. Estamos nos preparando para esse enorme desafio, reunindo todos os juízes da propaganda do país para juntos, absorver o máximo de informações sobre esses temas", disse o presidente do Coptrel.

O presidente informou que, por se tratar de uma reunião de trabalho, o evento será voltado apenas aos integrantes da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais e colaboradores, como a Polícia Federal. Mas não descarta a possibilidade de outros encontros abertos aos advogados eleitoralistas e estudantes de direito, por exemplo.

O Fórum é organizado pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e da Escola Judiciária Eleitoral.

Com informações do TRE-MT

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
98414-2659 32101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido