TRE-AP inicia a operação do novo Data Center, em sala segura

A realocação física e lógica dos equipamentos do antigo Data Center foi realizada durante o período do Carnaval.

A realocação física e lógica dos equipamentos do antigo Data Center foi realizada durante o perí...

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), começou a utilizar o novo Data Center, em uma nova sala segura, totalmente equipada para suprir a necessidade de armazenamento de dados da Justiça Eleitoral do Amapá.

Conforme Jimmy Almendra Macedo, coordenador de Infraestrutura- CINF, havia a necessidade da mudança para um local mais adequado e seguro, proporcionando mais agilidade para os servidores do Regional, no acesso aos arquivos armazenados.

Realocação
O minucioso trabalho de transferência física e lógica dos equipamentos foi realizado desde a sexta-feira (09), e aproveitando o período do feriado de Carnaval, para que houvesse tempo hábil para ajustes técnicos. “O período foi favorável, para que os eleitores, e também os servidores da Justiça Eleitoral, não ficassem prejudicados com a suspensão dos serviços on-line”, acrescentou o coordenador.

Gratidão
Jimmy Almendra Macedo (CINF-TRE-AP), aproveitou para agradecer a todos que apoiaram a equipe da Coordenadoria de Infraestrutura, ao que denominou de “grande empreitada”, como a Secretaria de Tecnologia (STI), que deu suporte nos atos administrativos necessários, a Diretoria-Geral (DG), que entendeu a necessidade suspendendo o expediente no dia 09 de fevereiro e viabilizou o apoio logístico junto aos demais setores, e a SAO, que disponibilizou através da CSG os colaboradores para transporte dos equipamentos.
“Agradeço também a equipe de eletricistas do TRE-AP (Romulo Serrão, Jeová Gomes, Bruno Campos, André e o Chefe SOMI-Daniel Monteiro e o engenheiro eletricista Evaldo Lopes), assim como a SEGIN que atendeu prontamente as solicitações de acesso aos prédios, aos agentes, Vicente Pereira de Castro e José Aguinaldo Parafita Monteiro”, concluiu o coordenador da CINF.

Data Center
O Data Center é um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede, como switches, roteadores, dentre outros. Por isso, é considerado o sistema nervoso das empresas ou instituições públicas.
Com a finalidade de abrigar milhares de servidores e bancos de dados, e processar grandes quantidades de informação, os equipamentos geralmente são montados em racks ou armários metálicos.
Na maioria dos casos, ficam localizados em locais com acesso restrito de funcionários, por questões de segurança.

No TRE-AP, foi elaborado pela Coordenadoria de Infraestrutura- CINF, no ano de 2015, um projeto para construção de um novo Data Center, utilizando o conceito de Sala Segura, que foi atendido pela administração do TRE-AP com a construção do referido ambiente no ano de 2017.


Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
98414-2659 32101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido