Nossos Aplausos - Claudio Xavier

Homenagem ao servidor Cláudio Henrique Guerra Xavier da Silva

Nossos Aplausos claudio

Cláudio Henrique Guerra Xavier da Silva é o mais amapaense dos cariocas. Daí certamente a sua indelével marca de externar alegria, de ser prestativo, determinado, amigo e competitivo gestor. Essas virtudes fazem com que seja um dos profissionais pioneiros mais conceituados e preparados do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.

Ainda na adolescência foi morar com os pais Edson, Sonia Maria e o irmão mais novo, na cidade de Natal (RN). Fez o ensino médio na Escola Técnica Federal e logo após obteve aprovação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no curso de Administração. No decorrer da graduação, Cláudio fez vários laços de amizades tendo recebido o incentivo de um servidor do TRE/RN para prestar concursos públicos. A partir de então Cláudio Xavier intensificou os estudos e decidiu que faria concursos públicos para o poder judiciário.

Em 1992 foi aprovado no 1º concurso da Justiça Eleitoral no Estado do Amapá para o cargo de técnico judiciário no TRE-AP, aonde, desde então, assumiu diversos cargos, de chefe de licitação ao de diretor geral, passando por coordenadorias e seções.

Participou da implantação do Sistema de Estatísticas Processuais (SIEP) e do Portal da Corregedoria (PortCre), dando também suporte para outras unidades da Capital e do interior. “Cláudio é uma pessoa focada, competente e séria. Não compactua com nada incorreto, entende muito de eleições, logística e é responsável por consolidar ações importantes no TRE”, disse o servidor Genner Moreira.

Atualmente é Assessor de Planejamento e de Gestão Estratégica (ASPLAN). Formou-se em Direito e é pós-graduado em Direito Constitucional e Eleitoral. Tem habilitação em planejamento e projetos da Escola Nacional de Administração Pública. “Embora pareça uma pessoa rígida, Cláudio é muito família, tem um enorme zelo por aquilo que não é apenas um órgão público para nós e sim a extensão da nossa casa. Prima pela dignidade, honra, aspectos físicos, políticos e administrativos do Tribunal Regional Eleitoral”, ressalta servidor Alessandro Rilsoney.

A equipe da ASPLAN liderada por Cláudio Xavier conseguiu alcançar a meta da posição de SELO BRONZE para o SELO PRATA em 2017, com o apoio de diversas unidades do TRE e Zonas Eleitorais. Este ano o desafio inclui a Corregedoria Eleitoral para que o SELO OURO seja alçado. “A Corregedora Eleitoral, Sueli Pini, acolheu o meu pedido como Assessor de Planejamento e colocou à disposição da ASPLAN uma comissão com três servidores da CRE e juntos iremos trabalhar para trazer o SELO OURO editado pelo CNJ para a nossa instituição”, afirma Xavier.

Por onde Cláudio Xavier passa é reconhecido por sua competência, aliada ao respeito e ao bom trato com magistrados e serventuários. “É um servidor que tenho admiração. Sincero, parceiro e amigo para todos os momentos. Sempre teve uma visão ampla do TRE. Procura cooperar em todas as seções e todas as vezes que elabora projetos sempre busca o consenso da equipe”, expressa o servidor e amigo Jimmy Almendra.

Cláudio é casado, pai de Cláudia e Victória. Nos momentos livres ama viajar com a família, especialmente para o Nordeste, aonde aproveita as praias e a acolhida generosa dos nordestinos, mas quando pode, alterna para experimentar o lado bom do clima frio da região Sul. Já foi jipeiro, participa de clube de tiros, e pretende tirar o brevê de piloto até sua aposentadoria. “Hoje estou mais agradecendo e ajudando o próximo do que pedindo”

O comprometimento com a Justiça Eleitoral do Amapá, a dedicação intensa ao trabalho, o bom relacionamento, respeito com magistrados e servidores são qualidades que fazem com que o servidor Cláudio Xavier receba com muito merecimento os NOSSOS APLAUSOS!

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido