XII CODEJE debateu ações inovadoras para a Justiça Eleitoral

A próxima sede do CODEJE foi escolhida como sendo o estado do Pará.

XII CODEJE debateu ações inovadoras para a Justiça Eleitoral

O juiz Léo Furtado, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá, e o coordenador, Rinaldo Farias, participaram do XII Encontro de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), na cidade de Manaus, capital do Amazonas.

Durante o evento, que durou dois dias, e contou com representantes das EJEs de todo o país, foi apresentado o planejamento estratégico 2019/2020 da EJE do TSE. Planejamento que se dispõe a trabalhar com duas lógicas: a capilaridade e a formação a distância.

Conforme a proposta, a partir do próximo ano, a ideia é que todos os TREs tenham um modelo de gestão. Reorganizando as Escolas Judiciárias para a formação de magistrados e projetos de cidadania.

O diretor da EJE do Tribunal Superior Eleitoral, Dr. Flávio Pansieri, ressaltou que, magistrados, servidores e cidadania são o foco da EJE do TSE. “Nesse sentido, a atual gestão da EJE do TSE entende as escolas como um sistema forte em todos os seus elos. Vamos trabalhar para que as escolas judiciárias possam ter o reconhecimento do seu papel e o fortalecimento de suas estruturas administrativas para o bom funcionamento desse sistema que é formado pela EJEs”, acrescentou

O presidente do CODEJE, juiz Aldary Nunes Junior, que encerra seu biênio à frente do colégio, também destacou o papel das EJEs desde sua criação. “Somos um sistema de escolas judiciárias eleitorais, ou seja, temos obrigações institucionais com a educação, com a cidadania, com a divulgação dos temas eleitorais, pois todos sabemos da importância que é, para um Estado Democrático de Direito, que as pessoas saibam como funciona o Sistema Eleitoral, para que as pessoas saibam do valor do voto, da participação política, e nós fazemos esse papel”, concluiu.

Outros temas também foram debatidos visando à divulgação das práticas eleitorais para o público externo entre estudantes, candidatos, partidos, advogados e demais interessados no processo eleitoral.

A próxima sede do CODEJE foi escolhida como sendo o estado do Pará. O colegiado provou ainda a proposta dos coordenadores de formação de grupo de trabalho nacional para a elaboração do Plano Político Pedagógico, composto pelos representantes de SC, MG, PE, AC e DF. O objetivo é discutir, junto à EJE/TSE, as orientações das atividades das Escolas Judiciárias Eleitorais, adaptável conforme as peculiaridades locais.

Com informações e foto: TRE-AM

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido