Nossos Aplausos - Maria Ferreira Fialho

Homenagem para à servente da Justiça Eleitoral.

Homenagem para servente da Justiça Eleitoral.

Maria Ferreira Fialho é uma mulher solidária, prestativa e determinada. Sua história de vida é regada por muitos desafios difíceis, mas que nunca lhes tirou a forte essência de luz da vida, de inabalável esperança do amanhã e de fé na crença de que é possível prosperar e tudo superar.

Maria nasceu em um lar simples no município de Portel no Estado do Pará. Os pais, José Raimundo e Maria de Nazaré, estavam sempre presentes, oferecendo o amor incondicional, a proteção e ainda os ensinamentos para lidar com as vicissitudes da vida ao lado dos seus 12 (doze) irmãos! Teve uma infância simples e tranquila, devido à calmaria da cidade interiorana onde nasceu. Gostava muito de brincar de futebol, petecas (bolas de gude) e lutar capoeira.

Aos 13 anos foi morar em Belém na casa de sua tia, aonde pela primeira vez trabalhou com os serviços domésticos para conseguir melhores condições de vida. Apesar das dificuldades, Maria nunca abriu mão dos estudos e com esforço e determinação conseguiu completar o ensino médio. Ainda na capital paraense, foi dançarina e quando participava de um show, conheceu um grande amor, gerando os filhos Abraão, Andressa e o Alan.

Veio para o Estado do Amapá acompanhar o esposo, e como estava desempregada e ainda gestante, colocou em prática os ensinamentos que trouxe da cozinha dos seus ex-empregadores, abriu o seu próprio negócio e começou a vender churrasquinho, mingau, tacacá, maniçoba e a sua especialidade: “O pato no tucupi”, ajudando a sustentar sua família.

Para aperfeiçoar ainda mais suas habilidades, Maria fez os cursos de culinária no SEBRAE, crochê e até o curso de pedreira no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Logo depois trabalhou no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio da empresa terceirizada PC. Em 2010 começou a trabalhar no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, aonde está lotada até hoje na função de servente/copeira. “Maria tem um astral incomparável, assim como uma força de vontade surpreendente. Seu coração é bondoso, seu sorriso cativante e é dona de muita determinação”, disse sua amiga e ex-colega de trabalho Lucidalva Pereira.

A encarregada, Josiane Serrão, relata como é trabalhar com a Maria Ferreira. “É uma pessoa dedicada que está sempre solícita e pronta para ajudar. Maria, além de ser uma excelente profissional, é uma grande amiga. Só tenho que agradecer esse tempo que estou trabalhando com ela e também por todas as palavras de incentivo que recebo dela até hoje”.

Além de desempenhar atividades no TRE-AP, Maria ainda é idealizadora do projeto “ABC” que oferece reforço escolar para crianças do bairro Marabaixo 4, em situação de vulnerabilidade social. Mais de 38 alunos são beneficiados com a estrutura improvisada em sua casa. “Há pouco tempo, conheci pessoalmente essa iniciativa maravilhosa, e eu vi como a Maria é uma pessoa admirável e de um senso raro de responsabilidade e solidariedade. No Marabaixo as crianças têm no pátio da casa da Maria aulas de reforço, ensinamentos bíblicos e ainda recebem ali um delicioso lanchinho no final da tarde”, afirma a servidora Walmira Góes.

Nos momentos de lazer, Maria gosta de cuidar dos animais de estimação, tomar banho de rio, viajar para Portel e conviver com a natureza. Seu desejo atual é fazer com que pessoas reconheçam e ajudem o projeto ABC, para que mais crianças possam ser beneficiadas. “Eu amo fazer o que faço, e quando temos roupas usadas, brinquedos ou qualquer outro tipo de material que não necessitamos mais, fazemos a doação para aquelas crianças e aí vermos a alegria em seus olhares e isso faz com que eu continue empenhada à frente desta iniciativa que Deus colocou no meu coração”, ressaltou Maria, emocionada.

Por essa força incontestável, aliada à coragem, eficiência, dedicação, amor ao próximo, a serena e benevolente Maria Ferreira é merecedora dos nossos carinhosos e reverentes APLAUSOS!!

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido