TRE-AP amplia o uso de ‘Painel Solar Fotovoltaico’ na sede do Tribunal

Com o intuito de gerar economia nas contas da Justiça Eleitoral.

Com o intuito de gerar economia nas contas da Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) por meio do SLIC - Seção de Licitações e Compras, realizou a instalação na sede da Justiça Regional de painéis solares, conhecidos também como “Painel Solar Fotovoltaico”. O sistema consiste em converter a energia solar em energia elétrica.

Adriano Lima de Sousa, técnico judiciário (SLIC-TRE-AP), explica que o intuito da utilização das placas solares é contribuir para a economia das contas de energia da Justiça Eleitoral. “É uma continuação do projeto original que começou em 2016, quando nos instalamos sistemas de energia solar, na 10ª zona eleitoral e em mais 6 cartórios do interior do estado. O viés do projeto é eminentemente econômico, por meio do contingenciamento de despesas do governo federal, nos vimos que não iriamos conseguir pagar as despesas correntes, e precisava de alguma providência. A administração tinha essa verba disponível e decidiu investir em energia solar”, afirma.

Para esse projeto foram utilizadas no total 870 placas solares, distribuídas na sede da Justiça Eleitoral, no cartório de Santana e no cartório da 10ª zona eleitoral. A partir desse mês o número exato da economia de energia poderá ser evidente, mas a previsão e de 30% de economia nas contas.

Adriano Lima de Sousa, (SLIC-TRE-AP), explica sobre a economia de energia. “Atualmente, a Justiça Eleitoral paga em média 70 mil reais de energia em todo o estado, então a previsão é que esse valor caia para 40 ou 45 mil reais. Se a economia ficar nessa faixa, nos recuperamos esse investimento”, afirma.

Painel Solar Fotovoltaico
A função dessa ferramenta é converter a energia solar em energia elétrica. E por meio disso consegue gerar uma economia significativa para as contas de energia, dessa forma, recuperando o investimento realizado no aparelho.

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
32101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido