IV Fórum de Boas Práticas de Sustentabilidade encerra com apelo de mudanças para o Meio Ambiente

O evento coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), teve como objetivo a troca de experiências entre as instituições públicas

O evento coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), teve como objetivo a troca de experi...

Apelos por mudanças no modelo sustentável, preservação do meio ambiente e pelo bem-estar da população marcaram o encerramento do IV Fórum de boas práticas de sustentabilidade que terminou no fim da tarde de ontem (23).

O evento coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), teve como objetivo a troca de experiências entre as instituições públicas para a evolução na administração e melhoria na gestão nos órgãos públicos.

Pela manhã o Ministério Público apresentou como tema, sustentabilidade ambiental na administração pública: da teoria à prática; destacando como garantia de um direito fundamental da república brasileira, que precisa ser incorporado para garantir a preservação do planeta.

O promotor do meio ambiente, Marcelo Moreira ressaltou a importância de interpretação da palavra sustentabilidade, que é um princípio internacional diretamente ligado à preocupação com o meio ambiente. “A sustentabilidade é um direito fundamental da república brasileira, e um conceito internacional que precisa ser incorporado para garantir a preservação do planeta”. Ele explorou ainda a relação entre desenvolvimento e meio ambiente, reforçando que muitos insistem em impor como antagônicos. “O meio ambiente não é inimigo do desenvolvimento, é preciso que haja responsabilidade ao interligá-los desta forma”, disse.

Já a Unifap apresentou como tema a importância das obras sustentáveis públicas: Boas Práticas Construtivas na Obra do Hospital Universitário da Unifap e energias renováveis na administração pública: energia solar fotovoltaica.

A tarde o Fórum apresentou as boas práticas já existentes nos órgãso públicos. O TRE trouxe como temas, a Sustentabilidade no Dia-a-Dia e a Energia Solar Fotovoltaica do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, informando aos participantes do evento que a função dessa ferramenta é converter a energia solar em energia elétrica, conseguindo gerar uma economia significativa para as contas de energia, recuperando o investimento realizado no aparelho.

O exército apresentou a estação de tratamento de esgoto e pavimentação intertravada na 22ª Brigada de Infantaria de Selva.

Os representantes da Prefeitura de Macapá, Márcio Roberto Pimentel e Augusto César Almeida, apresentaram as boas práticas socioambientais no município, porém alertaram que apesar do trabalho desempenhado diariamente, são alvos de vandalismo da própria população. “Em pouco mais quatro meses já tivemos mais de mil mudas ornamentais furtadas, ou seja, todo trabalho tem sofrido com ataque de vandalismos. Pedimos a população que denuncie aos órgãos competentes quem pratica tal ato”. disse Márcio Pimentel.

A pequena Laís Gabriele aluna da Escola Estadual Santa Maria, participante do projeto Escola Verde, que já ganhou vários prêmios representando o Estado, por suas experimentações. Segundo ela, pequenas atitudes que fazemos no dia a dia, já ajudam a mudar nosso planeta. E ela deixou seu recado, “você já ajudou seu planeta hoje?”.

O evento encerrou com a participação do Tjap, apresentando as ações do Tjap Responsável: Na Prática. Foram parceiros do evento: Tribunal de Justiça do Amapá, Governo do Estado, Prefeitura de Macapá, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, 22º Brigada de Infantaria de Selva e Universidade Federal do Amapá.

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido