Nossos Aplausos - Maria de Nazaré Guedes Coelho

Homenagem à servidora Maria de Nazaré Guedes Coelho.

Homenagem à servidora Maria de Nazaré Guedes Coelho.

Dona de uma sabedoria admirável para liderar e resolver as dezenas de demandas que lhes são confiadas no dia a dia, cuja educação e firmeza são características marcantes e o seu grande diferencial. Amiga leal e extremamente profissional, assim é a Coordenadora da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Maria de Nazaré Guedes Coelho.

A experiente servidora do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Maria de Nazaré Guedes Coelho, carinhosamente chamada de “Naza”, nasceu pelas mãos de uma parteira tradicional, no dia 21 de novembro de 1961, na casa dos seus pais, Agenor de Souza Coelho e Maria Cizerpina Guedes Coelho, no tradicional bairro do Trem, no centro da Capital Macapá.

Apesar da pouca instrução, seus pais possuíam um bom senso de empreendedorismo. A mãe dava aulas de reforço em uma imensa mesa que ficava na sala de casa, nos turnos da manhã e da tarde. O pai comercializava várias mercadorias no interior do Estado e sempre que retornava das viagens trazia para casa em sua embarcação frutas, porcos, galinhas e muitos outros produtos que serviam para alimentar a família.

Naza começou a estudar aos sete anos de idade, e aos doze anos ingressou na Escola Estadual Irmã Santina Rioli, concluindo o segundo grau no Colégio Comercial do Amapá (CCA), hoje Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café. Nessa época havia a possibilidade de escolher a área que queria estudar e o Colégio disponibilizava aos estudantes as áreas de Contabilidade, Secretariado e Administração. “Naza” decidiu se especializar em Administração.

Como em Macapá não havia faculdade ou universidade, quando os alunos concluíam os estudos do ensino médio, tinham que procurar outros Estados para continuarem sua formação, mas os pais de Nazaré eram imensamente preocupados com a segurança de todos e não aceitaram a ideia dela ir para Belém, no Pará. Por isso ela continuou se aprimorando em instituições como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, além de estudar francês no Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand.

Anos depois Nazaré Coelho fez vestibular para o curso de Secretariado Executivo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e obteve aprovação. Seu primeiro emprego aconteceu quando tinha 17 anos, na função de vendedora de tecidos na Loja Esplanada, em Macapá, sempre associando muito bem trabalho e estudo.

Em 1992 foi aprovada no concurso do TJAP e em 1993 assumiu as suas funções na Vara do Tribunal do Júri e Execuções Penais, onde ficou por 20 dias, sendo removida para trabalhar na Comarca de Ferreira Gomes, onde realizou múltiplos serviços. Depois trabalhou na 2ª Vara Criminal da Comarca de Santana e na 4ª Vara Criminal de Macapá.

Com a instalação dos Juizados Especiais, Nazaré Coelho assumiu a função de Chefe de Secretaria e, em 2012, assumiu a Chefia de Gabinete da Desembargadora Sueli Pini e, em 2014, a Chefia do Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá.

Em 2017 para a Coordenadoria da Corregedoria do TRE-AP, um cargo que requer extrema responsabilidade, eficiência, disciplina, comprometimento e celeridade, mas acima de tudo conhecimento da atual conjuntura e da estrutura organizacional do funcionamento da Justiça Eleitoral. “Com Dona Nazaré veio junto a sua perspicácia, sua atenção, sua alteridade, sua atitude positiva, sua luta. Ela uniu todos nós, ficou mais fácil tornar a CRE uma equipe em prol dos trabalhos a serem executados. Ela transmite uma confiança muito grande de uma pessoa que está no comando para coordenar, a partir daí as coisas ficaram mais simples de serem implementadas e os problemas se tornaram irrelevantes”, disse o servidor Militão Pereira.

Adilson Pantoja, Chefe da Seção de Supervisão e Fiscalização do Cadastro, faz questão de relatar a importância de trabalhar com Nazaré Coelho. “A Naza possui uma incrível capacidade de solucionar as questões mais complicadas, e por isso mesmo está sempre no front. Admiro pela sua preocupação constante em querer sempre o melhor para as pessoas, abrindo mão muitas vezes do seu merecido descanso. Um ser humano raro, de caráter exemplar, fidelíssima ao extremo e que desenvolve seu trabalho com entusiasmo, responsabilidade, competência e vigor sobre-humano para dar conta das suas múltiplas atividades. Uma chefe merecedora de reconhecimento e admiração. ”

Nazaré é casada com o empresário e servidor público aposentado do município de Macapá, Sérgio Francisco da Costa com quem edificou uma unida família, formada por três dedicados filhos e a neta Isabelle Teresa que são as paixões do casal.

Por ser esta vitoriosa mulher, profissional exemplar, grande mãe para todos, por vencer as batalhas mais difíceis sem deixar de ser uma pessoa doce e gentil, Nazaré Coelho você merece os nossos honrosos e merecidos APLAUSOS!!

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido