Título cancelado? Saiba como regularizar sua situação

Atendimento para regularização está sendo feito online durante a quarentena.

Atendimento para regularização está sendo feito online durante a quarentena

Beatriz Belo

Termina dia 6 de maio o prazo para que eleitores com título cancelado regularizem sua situação junto a Justiça Eleitoral.

O procedimento está sendo feito exclusivamente online, por meio do Título Net, serviço de atendimento remoto da Justiça Eleitoral.

Com o título cancelado não é possível votar, ser candidato, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija a quitação eleitoral.

Segundo o art. 71 do Código Eleitoral, são causas de cancelamento do título: pluralidade de inscrição, o falecimento do eleitor ou deixar de votar em três eleições consecutivas.

Para consultar sua situação eleitoral, basta acessar o site do TRE/AP ( http://www.tre-ap.jus.br/ ) e clicar na opção “situação eleitoral” que está localizada nos “serviços ao eleitor”. A consulta pode ser feita através do nome completo e data de nascimento ou número do título de eleitor.

Caso o título tenha sido cancelado, a Justiça Eleitoral disponibiliza por meio do TítuloNet, disponível na página do TRE/AP https://adm.justicaeleitoral.jus.br/tre-ap/eleitor/atendimento-online/atendimento-online-tre-ap o requerimento para regularização, seguindo as seguintes orientações:

1- Primeiro verifique se possui débito com a Justiça Eleitoral. Caso possua, emita o boleto e efetue o pagamento através do Banco do Brasil.

2- Prepare a documentação que será anexada ao requerimento. A lista dos documentos está na página inicial do TítuloNet.

3- Faça seu requerimento preenchendo o formulário no sistema.

4- Acompanhe seu requerimento para verificar se já foi analisado pela Justiça Eleitoral http://www.tre-ap.jus.br/eleitor/atendimento-online/acompanhar-requerimento-titulo-net

A regularização do título eleitoral cancelado somente será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha ou perda/suspensão de direitos políticos.

Serviço
Assessoria de Comunicação
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
(96)3198-7504 (Ramal 7504)/
Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá - AP, 68900-020

Portal: www.tre-ap.jus.br
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Portal das Eleições 2020: http://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes
icone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido