Nossos Aplausos

Homenagem ao juiz Léo Alexandro de Lima Furtado

Nossos Aplausos - juiz Léo Alexandro de Lima Furtado

Portador de perceptível capacidade de compreender o que observa, o juiz Léo Alexandro de Lima Furtado agrega ainda as qualidades de integridade, forte senso de responsabilidade, cativante empatia, força produtiva e pronta coragem para tomar decisões todos os dias, aplicando a lei às situações concretas que o cargo de julgador lhe impõe.

Léo Furtado é natural do Amapá e foi criado nos bairros mais tradicionais da cidade, o Centro e o Laguinho, este de forte cultura afro-brasileira. Com a infância regada de brincadeiras de rua, lembra com o sorriso largo as disputas dos jogos de bola, das rabiolas, das petecas (bola de gude), as festas folclóricas e as tradições religiosas. Antes de cursar Direito, juiz Léo Furtado iniciou a faculdade de Medicina fora do país e para custear os estudos fazia parte de um time profissional de futebol em La Paz, na Bolívia, mas teve que interromper essa jornada por motivos financeiros e de saúde, causado pela altitude.

O pai, Leorivaldo Furtado, foi o grande responsável por incentivá-lo a cursar Direito, pois trabalhava na área jurídica como Oficial da Justiça Federal. No ano de 2004, Léo Furtado concluiu o curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Potiguar (UNP), no Estado do Rio Grande do Norte, e há 12 anos faz parte da OAB/AP.

Seu retorno para o Amapá foi inspirado na forte vontade de trabalhar na área ambiental. Observou que a região precisava de especialistas nessa área para orientar e defender a preservação do meio ambiente.

Advogou para a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA), foi Coordenador do Patrimônio da União, Conselheiro do Tribunal Desportivo e Assessor Jurídico da Assembleia Legislativa. “Conheço o Léo Furtado desde quando era criança e jogávamos bola nos horários vagos de aula. Sempre foi uma pessoa tranquila, esforçada e extremamente competente. Hoje tenho o privilégio de ver o exemplar profissional que ele está se tornando”, disse o amigo Jader Gonçalves.

Em 2016 veio integrar, como Juiz titular na classe dos juristas, o colegiado do TRE/AP, e, neste ano, Léo Furtado foi o primeiro advogado a ser reconduzido por mais dois anos. “É uma experiência única que todo advogado deve buscar participar. Eu me sinto honrado em fazer parte da Justiça Eleitoral do Amapá. Construí laços de amizades e aprendo todos os dias”, declara Furtado.

O Juiz Carlos Canezin relata como é trabalhar com o advogado: “O Dr. Léo Furtado é aquela pessoa que por onde passa transmite alegria e serenidade para as pessoas. Não é individualista e repassa sempre os seus conhecimentos para quem precisa. É um excelente magistrado, professor, jogador de futebol, chefe de família e devotado a Deus. Eu tive a grata satisfação de ser acolhido na Corte do TRE com seu discurso de boas-vindas e me orgulho de tê-lo como colega de Tribunal e também como amigo”.

O magistrado ainda atua como professor universitário há 14 anos, e ministra aulas em cursinhos preparatórios para concursos e para exame da OAB. Possui pós-graduação em Direito Ambiental, Direito Eleitoral e faz doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Buenos Aires (UBA). “É um magistrado atencioso, educado e dedicado ao mister de julgador, além de ser um advogado respeitado por sua postura e competência. Admiro o cuidado que ele tem com os seus pais que é digno de nota e de ser ressaltado. Trabalhar com o Dr. Léo é uma satisfação muito grande para nós da Coordenadoria de Seções Plenárias, e ele sempre nos ajuda com os trabalhos e se dispõe a qualquer situação”, afirma a servidora Mylene Lages.

Nos momentos de lazer Léo Furtado joga futebol, sua conhecida paixão, e participa de campeonatos pela OAB/AP, tendo já conhecido países como Argentina, Espanha, França e Holanda em torneios de futebol. Gosta de estar com a família e seu maior sonho é ver os filhos formados e encaminhados profissionalmente. Está casado há 20 anos com a Fábia Andrade, sua companheira querida.

Por integrar dois mandatos a Corte Eleitoral do Amapá, cumprindo exemplarmente os muitos desafios diários que este complexo ofício exige é que o juiz Léo Furtado merece nossos especiais e reverentes APLAUSOS!

icone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido