Nossos Aplausos - Manoel Raimundo Brito da Fonseca

Homenagem ao servidor Manoel Raimundo Brito da Fonseca.

Homenagem ao servidor Manoel Raimundo Brito da Fonseca.

Amapaense, exemplo de pai, marido e cidadão. São qualidades que retratam o exemplar servidor Manoel Raimundo Brito da Fonseca, inspirador de confiança e exemplo de dedicação em tudo que faz. Sua trajetória é rica de lições de perseverança, determinação e enorme sentimento de gratidão à vida.

Raimundo ainda na juventude teve que sair do convívio familiar para estudar na cidade de Fortaleza (CE). Quando era acadêmico, observou o movimento estudantil dentro da Universidade e fez registros fotográficos através de uma câmera de filme. Fazia a revelação das fotos e os estudantes divulgavam por meio de panfletos. A partir dali, Raimundo começou a trabalhar com fotografia documental e era sempre chamado para fazer a cobertura de reuniões e manifestações.

Formou-se em Geologia, Planejamento Regional e Processamento de Dados. Retornou para o Estado do Amapá e trabalhou por 6 anos na mineradora de Lourenço, em Calçoene, mas devido às mudanças políticas no país, ficou desempregado e teve que voltar para o Ceará. Preocupado com a falta de estabilidade, começou a estudar para os concursos públicos da Justiça Eleitoral e Federal, através de apostilas e livros que seus amigos de outros Estados enviavam, porque na época não existia cursinho preparatório.

Em 1992 obteve a aprovação em ambos os concursos públicos, mas optou para o cargo de técnico judiciário no TRE/AP, aonde foi lotado no Cartório da 2ª Zona. No ano de 1996 prestou novamente concurso da Justiça Eleitoral e foi aprovado para o cargo de analista judiciário, assumindo funções na Coordenadoria de Recursos Humanos e de Informática. Alguns anos depois realizou o sonho de fazer a graduação em Letras na Universidade Federal do Amapá e influenciou inúmeros colegas do TRE na indicação de obras literárias. Raimundo ainda é tradutor de inglês, pós-graduado em Informática da Educação, Literatura Brasileira e Linguística.

Hoje, Raimundo Fonseca está chefiando a Seção de Registro Partidário na Secretaria Judiciária e por ter vasto conhecimento sobre os procedimentos eleitorais, ministra palestras, orienta colegas e o público da área. “É uma honra, para mim trabalhar esses 25 anos com Raimundo Fonseca. Tenho admiração e respeito por ele. Profissionalmente, é completamente comprometido e dedicado; domina como ninguém os sistemas de candidatura, de horário eleitoral e a legislação partidária/eleitoral, para os quais dá treinamentos com impecáveis didática e paciência, que a todos agradam e esclarecem”, afirma o servidor Fernando Lima.

Segundo o servidor Allan Bezerra, Raimundo Fonseca é uma pessoa extremamente sábia. “É um servidor competente, responsável e produtivo. Sempre atualizado, tem amplo conhecimento, inclusive na área de TI, o que faz com que seja comumente chamado para gerir sistemas da Justiça Eleitoral. Fora do TRE, quem tem a oportunidade de conviver com o Raimundo conhece a pessoa extraordinária que ele é. Por trás do jeito sisudo, há um ser humano incrível, que cultiva a amizade e se preocupa com o outro”.

De acordo com a evolução da tecnologia Raimundo teve que se adaptar às novas tendências e equipamentos. Fez uma desconstrução de conhecimento e precisou atualizar-se para uma nova plataforma de trabalho, a fotografia digital. Ficou conhecido e é premiado aqui no Estado e fora dele ao retratar paisagens, pessoas e tornou-se referência para os demais fotógrafos. Foi pintor por um certo tempo, mas a pintura requer dedicação e paciência, então Raimundo escolheu a pintura digital e hoje até comercializa suas fotografias para sites, revistas e empresas de turismo.

Nos momentos de lazer, Raimundo gosta de cozinhar pratos deliciosos e originais para a família e amigos. É, ainda, apaixonado pela música, tanto que promove encontros em sua casa para escutar vinil que às vezes conta inclusive com a participação de grandes músicos locais. Seu maior sonho é fotografar a Europa e seu lema de vida é “no pain no gain” (Não há vitória sem dor).

O TRE/AP o parabeniza por sua trajetória, sua determinação e por sua incessante busca no aprimoramento do conhecimento com que desenvolve os serviços na Justiça Eleitoral. Raimundo Fonseca, você é merecedor de respeitoso e especial reconhecimento através dos NOSSOS APLAUSOS!

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido