Bora votar? Jovens são chamados ao alistamento eleitoral

Campanha “Jovem Eleitor” é lançada para conscientizar juventude sobre a importância da sua participação no processo eleitoral.

Campanha “Jovem Eleitor” é lançada para conscientizar juventude sobre a importância da sua parti...

No mês de setembro foi dada a largada para a campanha ‘Bora Votar?’, que visa conscientizar a juventude ao alistamento eleitoral e participação nas decisões democráticas do país. A campanha, que encerra em dezembro de 2021, é destinada aos jovens de 16 a 17 anos, chamados a serem novos eleitores e atuar ativamente no processo eleitoral.

A participação dos jovens que se encontram nessa faixa etária é facultativa, assim, não há a obrigatoriedade perante à Constituição ao voto. Com linguagem voltada a cativar a juventude, a campanha destaca a importância desse jovem estar informado sobre as discussões políticas do seu país e seguindo o primeiro passo para isso, o alistamento eleitoral.

Como o jovem pode tirar o seu título de eleitor?

O Analista Judiciário do TRE Amapá, Heverton Fernandes, explica que o processo de retirada do documento é simples. O primeiro passo acessar o site do TRE Amapá (www.tre-ap.jus.br), clicar na aba ‘eleitor e eleições’ e posteriormente em ‘atendimento online’. Após isso há o segundo passo, que consiste na separação da documentação solicitada. Em seguida é o momento de preencher o formulário de requerimento de alistamento eleitoral. Após passar por esse processo, o jovem deve aguardar um prazo de aproximadamente 10 dias, para receber a notificação de que sua solicitação foi deferida.

O próximo passo é baixar o app gratuito da Justiça Eleitoral, o E-Título, e efetuar o cadastro na plataforma. Após isso, o novo eleitor já está apto a exercer o seu direito de votar.

Justiça Eleitoral tem site voltado ao jovem eleitor

O Tribunal Superior Eleitoral possui um portal totalmente destinado ao atendimento do jovem eleitor (https://www.justicaeleitoral.jus.br/jovem-eleitor/#conteudo-jovem-eleitor). Com interface jovial e inovadora, o site responde as principais dúvidas desse público, sobre a importância do título de eleitor, como fazer, prazo para aquisição, veracidade das informações e problemas que podem ocorrer caso a pessoa não faça o seu alistamento eleitoral.

Macapá, AP, 08 de outubro de 2021
Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96)3198-7504 (Ramal 7504) / (96)98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Portal: www.tre-ap.jus.br
E-mail: ascom@tre-ap.jus.br / carla.botelho@tre-ap.jus.br
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá - AP, 68900-020
icone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido