TRE-AP participa da comemoração aos 30 anos de instalação da Justiça e da posse dos juízes do 1º Concurso da Magistratura do Amapá

Desembargadores da primeira turma da Corte de Justiça do Amapá e composição atual se reuniram para comemorar uma trajetória de realizações da Justiça Estadual

Desembargadores da primeira turma da Corte de Justiça do Amapá e composição atual se reuniram pa...

Uma história de lutas e conquistas foi comemorada na noite desta terça-feira (5), onde o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro e o Vice-presidente, Desembargador João Lages, estiveram presentes na Sessão Solene dos 30 Anos da Posse dos Juízes do Primeiro Concurso da Magistratura Amapaense. Na sede da Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP) os representantes do TRE-AP e outras autoridades foram homenageados e receberam medalha de honra pelos seus relevantes serviços prestados à sociedade. 

Na solenidade, foi apresentado um vídeo institucional que celebra a formação e edificação da Justiça, com entrevistas dos magistrados e servidores sobre as suas mais memoráveis experiências e expectativas para os próximos 30 anos.

Pertencente à primeira composição da Corte de Justiça do Estado, o Desembargador Gilberto Pinheiro é o único que permanece no exercício das suas funções. O decano foi homenageado com a medalha e certificado de honra, relembra com carinho a trajetória da justiça amapaense.

“A posse dos juízes foi muito importante, o primeiro grau passou a funcionar, os juízes foram para as comarcas e assim o Tribunal de Justiça começou a trabalhar nos recursos destes processos. Primeiro, começamos a trabalhar com os recursos oriundos dos juízes do Território Federal, que eram lotados em Macapá. Então, é o primeiro pontapé. O nosso Tribunal era um lugar precário, num imóvel alugado na Leopoldo Machado com a Feliciano Coelho e, paulatinamente, nós fomos, como sempre falo, colocando um tijolo nesta construção que é a Justiça do Amapá, procurando sempre facilitar o acesso do povo a justiça, estreitando este laço”, declarou o Desembargador Gilberto Pinheiro.

Simbolizando o presente da Justiça, o Desembargador João Lages é membro da Corte do TJAP e atua no comprometimento de fazer a justiça amapaense uma referência para o Brasil, com trabalho e dedicação. 

A Justiça no Amapá

“Inclusão social, a presença da justiça em todos os municípios” são algumas das intenções dos desembargadores que ajudaram a construir a justiça amapaense. Em 1991 foi instalado o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá.

Na primeira composição da Corte faziam parte os desembargadores Dôglas Evangelista Ramos, Mário Gurtyev de Queiroz, Gilberto Pinheiro e Luiz Carlos Gomes dos Santos, Honildo Amaral De Melo Castro, Benedito Leal De Mira, já falecido e o Desembargador Marco Antônio Da Silva Lemos como vice-presidente e corregedor-geral.

Macapá, AP, 06 de setembro de 2021
Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96)3198-7504 (Ramal 7504) / (96)98406-5721
Siga-nos nas redes sociais: 
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Portal: www.tre-ap.jus.br
E-mail: ascom@tre-ap.jus.br / carla.botelho@tre-ap.jus.br
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido