ELEITOR DO FUTURO

No primeiro trimestre deste ano, 1.532 alunos de escolas de Macapá e Santana puderam conhecer a exposição“500 anos de Eleições no Brasil”

No primeiro trimestre deste ano, 1.532 alunos de escolas de Macapá e Santana puderam conhecer a ...

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), realiza mais uma etapa do programa Eleitor do Futuro.

No primeiro trimestre deste ano, 1.532 alunos de escolas de Macapá e Santana puderam conhecer a exposição“500 anos de Eleições no Brasil”, que trata do contexto histórico e da importância do voto para a sociedade.

Dentre outras atividades, as crianças e adolescentes participaram da simulação de uma eleição tradicional, que elege os representantes de turma de cada escola parceira do programa Eleitor do Futuro.

Inicialmente os estudantes são envolvidos em práticas de procedimentos básicos e preparatórios para o dia da votação, como é caso da emissão da nota “zerésima”, que é o extrato ou comprovante que a urna eletrônica está vazia, ou seja, sem nenhum voto atribuído aos candidatos concorrentes. Depois, eles passam pela experiência da votação com a escolha de seus próprios representantes. O trabalho educativo segue até a finalização do pleito, quando ocorre a emissão do boletim de urna – que demonstra a totalização e apuração da votação. Por fim, após o resultado da eleição, os estudantes ainda participam da cerimônia de diplomação dos candidatos vencedores e assim, os “Eleitores do Futuro” passam a conhecer de perto todas as fases do processo eleitoral.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Eleitor do Futuro, idealizado pelo Ministro Sávio de Figueiredo Teixeira, é uma iniciativa da Justiça Eleitoral que tem como principal finalidade investir na educação, com o propósito de ampliar, capacitar, mobilizar jovens eleitores do país, buscando o exercício livre e consciente do direito de votar ressaltando sua importância como instrumento de garantia de cidadania.

Em Macapá, o Programa foi criado em 05 de dezembro de 2003, por iniciativa do Desembargador Honildo Amaral de Mello Castro, Vice-Presidente do TRE-AP e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral. A Comissão Executiva Regional, instituída pela Portaria nº 10/2005 - Gab. Corregedoria, inicialmente formada pelos Magistrados e Servidores Dr. João Guilherme Lages Mendes, Coordenador Geral do Projeto; Dr. Antonio Ernesto Collares, Adaíres Lima Vasconcelos; Dilma Célia de Oliveira Pimenta e Rinaldo Soares de Farias.

ESCOLAS PARTICIPANTES

Colégio Santa Bartolomea

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Escola Conexão Aquarela

Colégio Irmã Maria José (STN)

Colégio Madre Tereza (STN)

Colégio Equipe

Colégio Conceito Bilíngue

Escola José de Alencar

Escola Rodoval Borges

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido