TRE Amapá realiza evento voltado aos povos quilombolas
O Encontro dos Quilombos tem como temática principal a representatividade negra

No dia 02 de março, o auditório do cartório da 10ª Zona Eleitoral, na zona norte de Macapá, recebe, a partir das 9h, o ‘Encontro dos Quilombos’. O evento, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), contará com a participação de personalidades e autoridades do movimento negro do Amapá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-dos-quilombos/2343217?referrer=www.google.com.
Na programação, as palestras com a temática “Representatividade negra: novos desafios” que serão ministradas por Paulo José e Cristina Almeida, e mesa redonda. Com o evento, a EJE-AP propõe estabelecer um espaço para reflexões e discussões sobre temáticas relevantes às comunidades quilombolas, com o objetivo de encontrar estratégias para efetivação dos direitos e cidadania dos povos quilombolas.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amapá reúne a 12.524 quilombolas, representando aproximadamente 1,7% da população geral do Estado. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) possui diversas iniciativas voltadas aos povos quilombolas, como a criação de locais de votação em comunidades quilombolas.
Participe do Encontro dos Quilombos!
O evento será realizado no auditório da 10ª Zona, localizado na Rua da Cidadania, s/n, atrás da Justiça Federal - Infraero II, em Macapá. Para obter o certificado de participação, os interessados devem realizar as inscrições, de forma gratuita, pela plataforma Sympla (clique aqui).