TRE Amapá busca mesários voluntários para as Eleições 2024
As inscrições podem ser realizadas pela internet, no site do TRE-AP, ou presencialmente em um Cartório Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) já iniciou o recrutamento de mesárias e mesários para as Eleições Municipais 2024. Com a campanha “Atenda o chamado da Justiça Eleitoral”, a expectativa é receber diversos voluntários. O trabalho como mesário no pleito oferece uma série benefícios, além de contribuir para o andamento do processo eleitoral.
Benefícios
No dia da votação, os mesários exercem diversas funções, como receber o eleitorado, conferir as assinaturas no caderno de votação e liberar as urnas eletrônicas para o exercício do direito ao voto. A Justiça Eleitoral reserva uma série de benefícios para quem desempenha esse papel, como 2 dias de folga por cada dia trabalhado; horas complementares para os universitários; auxílio-alimentação nos dias da eleição; vantagem, no caso de empate, em concursos públicos, caso previsto no edital, e isenção na taxa de provas de concursos públicos estaduais.
Quem pode participar
Podem se inscrever, maiores de 18 anos, em situação regular perante à Justiça Eleitoral, desde que não possuam parentesco até o segundo grau com candidatos. Também não poderão exercer a função de mesário, os membros de diretórios de partidos políticos, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo e as autoridades e agentes policiais.
Como fazer
As inscrições podem ser realizadas pela internet, no site do TRE-AP, pelo aplicativo e-Título, ou presencialmente em um Cartório Eleitoral. Na capital são dois cartórios, a Casa da Cidadania, localizada na avenida Mendonça Junior, ao lado da sede do TRE-AP, no Centro. Já na Zona Norte, o cartório da 10ª Zona Eleitoral funciona na rua da Cidadania, bairro Infraero, atrás da Justiça Federal.