TRE Amapá participa do 87° Coptrel em São Paulo
O evento reúne presidentes, diretores-gerais e assessores de comunicação de todos os 27 TREs para uma agenda intensa sobre a atuação dos órgãos

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) participa do 87° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), realizado em São Paulo. A abertura oficial do evento ocorreu nesta quinta-feira, 20, no Tribunal de Justiça paulista.
O presidente do TRE de São Paulo e presidente do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes, fez a abertura do evento destacando a importância do encontro, que reúne presidentes de Tribunais, diretores-gerais e assessores de comunicação para o aprimoramento das práticas da Justiça Eleitoral.
O presidente do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza, participou da solenidade e ressaltou a contribuição do evento para a integração dos Tribunais Regionais Eleitorais e o fortalecimento da Justiça Eleitoral em todo o país.
“As trocas de experiências presenciais entre gestões são fundamentais para aprimorarmos nossos processos e garantirmos uma atuação mais eficiente e transparente da Justiça Eleitoral. O Coptrel proporciona esse espaço de diálogo e colaboração”, afirmou o desembargador.
Reuniões dos Diretores-Gerais e Assessores de Comunicação
As atividades do Coptrel começaram ainda na manhã de quinta-feira, 20, com reuniões estratégicas das Diretorias-Gerais (DGs) e dos Assessores de Comunicação (Ascons) dos tribunais eleitorais.
No encontro dos diretores-gerais, foram debatidos temas administrativos e compartilhadas boas práticas entre os regionais. Representando o TRE Amapá, a diretora-geral Dilma Pimenta destacou a relevância dessas discussões para a melhoria contínua da gestão eleitoral.
“Esses encontros são importantes para alinharmos diretrizes e aprimorarmos os processos internos, tão necessários para os resultados dos Tribunais”, explicou a diretora.
Simultaneamente, ocorreu a reunião dos assessores de comunicação dos TREs, que abordou estratégias para o fortalecimento da comunicação institucional com os eleitores. A assessora de comunicação do TRE Amapá, Roberta Lia, participou do encontro.
Os assuntos tratados nas duas reuniões serão apresentados posteriormente aos presidentes dos tribunais na reunião do colégio, realizada na sexta-feira, 21.
O encontro também contou com uma palestra sobre Inteligência Artificial e Desinformação, ministrada pelo especialista e advogado Ronaldo Lemos. Ele abordou, entre outros temas, a atuação de robôs na internet e as tecnologias utilizadas para a disseminação de notícias falsas.