Programa Eleitor do Futuro: TRE-AP incentiva participação dos jovens no processo eleitoral

Na semana passada, no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), ocorreu a diplomação dos representantes da Escola Argos do Programa Eleitor do Futuro. A ação, realizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE), visa conscientizar alunos da rede pública e privada de ensino fundamental e médio do Estado quanto a sua responsabilidade em relação ao exercício livre e democrático do voto.

Por conta da diplomação, a aluna Ana Beatriz, de 11 anos, participante  do Programa e “diretora adjunta do TRE” (nomeada no cargo simbolicamente durante a diplomação) visitou as instalações e setores do prédio sede da Justiça Eleitoral. A estudante cursa a 6ª série na Escola Argos.

O convite foi feito pela diretora geral do TRE Odete Scalco a passar um dia em nosso Tribunal. A visita foi uma forma de aprendizado para a jovem, que ficou feliz em saber como funciona o órgão.

Por meio do Programa Eleitor do Futuro, a Justiça Eleitoral incentiva a participação dos jovens no processo eleitoral. Com isso, incentivamos a reflexão sobre o direito democrático do voto e suas conseqüências. Desta forma, desenvolveremos o senso crítico dos estudantes e formaremos eleitores responsáveis”, destacou a diretora geral do TRE-AP, Odete Scalco.

Projeto Eleitor do Futuro

O Programa Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens, de 16 e 17 anos.

No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Esta atividade se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, estimulando a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido