Eleições Sustentáveis: Materiais apreendidos de propaganda eleitoral irregular poderão ser destinados à reciclagem

Iniciativa do TRE/AP busca construir eleições mais sustentáveis

Iniciativa do TRE/AP busca construir eleições mais sustentáveis

Beatriz Belo

De acordo com os protocolos de fiscalização e segurança da propaganda, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá lançou o provimento n° 8, que dispõe sobre as rotinas para o exercício do poder de polícia nas Eleições Municipais de 2020, bem como a destinação dos materiais de propaganda eleitoral apreendidos pelos juízos eleitorais. Visando eleições mais sustentáveis, este ano os materiais apreendidos poderão ser destinados à reciclagem.

A sugestão foi uma iniciativa da Comissão do Projeto Eleições Sustentáveis – se cada um fizer sua parte, é possível”- que tem como objetivo informar, conscientizar e sensibilizar servidores, colaboradores, mesários, eleitores, candidatos e partidos políticos ao uso racional e descarte adequado dos materiais utilizados na realização do pleito eleitoral.

Procedimento

Após fiscalização, caso seja encontrado irregularidades na propaganda eleitoral, o beneficiário tem um prazo de 48h para sua retirada ou regularização. Esgotado o prazo para retirada, o fiscal realizará uma nova diligência para certificar se a propaganda foi regularizada. Se ainda constar irregularidade, o juiz eleitoral poderá determinar a imediata suspensão ou retirada da propaganda eleitoral irregular e requisitar auxílio de órgãos públicos especializados.

A partir de 1° de fevereiro, não havendo requerimento de devolução da propaganda irregular recolhida pela Justiça Eleitoral, caberá ao Juiz Eleitoral decidir acerca da guarda e destinação do material apreendido. Se o responsável pela irregularidade não comparecer em cartório neste prazo, o material apreendido poderá ser destinado para associações ou cooperativas de catadores de material reciclável, de coleta seletiva, onde houver, ou outro meio de descarte previsto na legislação ambiental.

Assessoria de Comunicação

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

(96)3198-7504 (Ramal 7504)/ (96)98406-5721

Av. Mendonça Júnior. Nº 1502

Centro, Macapá - AP, 68900-020

email: ascom@tre-ap.jus.br / fernanda.picanco@tre-ap.jus.br

Portal: www.tre-ap.jus.br

Facebook: TRE Amapá

Instagram: @tre_amapa

Twitter: @treamapa

Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Portal das Eleições 2020:http://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido