TRE-AP participa do II Encontro Virtual COPTREL

A reunião, transmitida ao vivo através da plataforma Zoom, contou com a participação de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Norte.

A reunião, transmitida ao vivo através da plataforma Zoom, contou com a participação de Presiden...

Cibersegurança na Justiça Eleitoral é um dos temas do II Encontro Virtual COPTREL, realizado nesta quarta-feira (18), através da plataforma digital Zoom. A transmissão reuniu presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Norte, representantes da Comissão Executiva do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), diretores-gerais e assessores de comunicação. Representando a Corte Eleitoral do Amapá, o presidente em exercício, Desembargador João Lages, pautou a importância da segurança digital para a Justiça Eleitoral.

A iniciativa do COPTREL abordou temáticas atuais propostas por cada presidência dos Tribunais. O Presidente do Colégio e do TRE de Roraima, Desembargador Leonardo Cupello, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19. Em seu pronunciamento, o presidente falou da importância desses encontros para o debate de temáticas relevantes, buscando sempre atender os anseios dos cidadãos.

O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira, apresentou o primeiro painel, destacando a cibersegurança como uma prioridade da atual gestão e apresentando como primeira medida o mapeamento do grau de maturidade de cada Tribunal, seguido de investimentos em ferramentas e equipamentos digitais, além de soluções em tecnologia da informação.

Os impactos nos serviços, comunidades e servidores do trabalho remoto da justiça foi mais um assunto discutido no encontro virtual. O presidente do Tribunal de Rondônia, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, questionou sobre a participação dos servidores e qualidade do home office, além de chamar a atenção sobre como continuar a “ser humano” socialmente integrado nesse novo normal de distanciamento social e trabalhos remotos.

Na sequência, o TRE/RO, falou sobre as preparações para as Eleições 2020, abordando a organização da estrutura de inteligência investigativa relacionada à crimes cibernéticos, planos de ações voltados ao investimento e confiabilidade da Justiça Eleitoral, ações visando a qualidade de informações necessárias e acessíveis aos eleitores e planos de acessibilidade dos serviços eleitorais.

O Encontro Virtual finalizou mostrando a importância da união e colaboração entre os Tribunais da Região Norte. Através de seus representantes, a reunião expõe as experiências e realidades de cada estado para aprimorar a Justiça Eleitoral.

Além do presidente em exercício do TRE/AP, Desembargador João Lages, estiveram presentes o presidente do TRE do Acre, Desembargador Francisco Djalma da Silva; presidente do TRE de Tocantins, Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto e a Comissão Executiva do COPTREL.

Assessoria de Comunicação
Texto: Carla Botelho
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
(96)3198-7504 (Ramal 7504)/ (96)98406-5721
Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá - AP, 68900-020
email: ascom@tre-ap.jus.br / carla.botelho@tre-ap.jus.br
Portal: www.tre-ap.jus.br
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido