Presidente do Tribunal Regional Eleitoral participou de Webinário sobre "Sustentabilidade no Poder Judiciário: impactos e desafios”

Desembargadores palestram sobre sustentabilidade no Poder Judiciário, impactos e desafios

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral participou de Webinário sobre

Na manhã de hoje, 21, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou virtualmente, o webinário “Sustentabilidade no Poder Judiciário: impactos e desafios. O evento contou com a participação de desembargadores do Amapá e do Maranhão, que trataram sobre boas práticas e a importância da política socioambiental no que diz respeito ao Poder Judiciário.

Na abertura do webinário, o desembargador-presidente Rommel Araújo ressaltou a importância de preservar o meio ambiente para deixar um mundo melhor para as novas gerações. Frisou ainda, o papel e a responsabilidade do Poder Judiciário, frente aos litígios referentes à queda florestal, danos ambientais e a preservação e proteção da Amazônia. 

O desembargador Gilberto Pinheiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e decano do TJAP, destacou, entre outros tópicos, a necessidade das pessoas que vivem na Amazônia encontrarem o equilíbrio ambiental e se adaptarem à natureza. “Este é meu terceiro mandato à frente do TRE e tive a oportunidade de implantar postos avançados e cartórios. Esses espaços foram construídos levando em conta a arquitetura ambiental e o clima do nosso estado”.

“Sempre trabalhamos a questão ambiental. No período de 8 a 10 deste mês realizamos “A Semana do Meio Ambiente do TRE, e na ocasião promovemos ações e políticas voltadas para a sustentabilidade, a fim de conscientizar nossos juízes, servidores e a comunidade sobre a importância de adotarmos boas práticas. Como exemplos de boas práticas realizadas no TRE posso citar a supressão do uso de materiais nocivos ao meio ambiente, a criação de uma unidade ambiental e o uso da energia fotovoltaica, uma vez que nosso prédio tem um conjunto de painéis solares, bem como de baterias e conversores que fornecem 40% da energia que precisamos”, finalizou o desembargador Gilberto Pinheiro.

O desembargador do TJMA, Jorge Rachid Mubárak Maluf, partilhou experiências sustentáveis do judiciário do Maranhão e disse que mesmo diante aos infortúnios da atualidade, o Tribunal continua procurando formas de fortalecer a política de sustentabilidade.

O gestor do Núcleo Socioambiental do TJAP, Luiz Felipe Zampa, agradeceu aos participantes e declarou que o encontro foi muito importante para que todos pudessem refletir sobre a importância que o impacto ambiental tem na vida de cada um.

 - Macapá, 21 de junho de 2021 -

 

Assessoria de Comunicação
Texto: Carla Botelho
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
(96)3198-7504 (Ramal 7504)/ (96)98406-5721
Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá - AP, 68900-020
email: ascom@tre-ap.jus.br / carla.botelho@tre-ap.jus.br
Portal: www.tre-ap.jus.br
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Últimas notícias postadas

Recentes