Dois hemisférios em um só lugar: TRE Amapá contempla o Equinócio da Primavera 2021

Fenômeno pôde ser observado no monumento do Meio do Mundo, em Macapá, reunindo a população amapaense para prestigiar o momento

Fenômeno pôde ser observado no monumento do Meio do Mundo, em Macapá, reunindo a população amapa...

Anualmente o sol se posiciona na linha do Equador, provocando a passagem das estações e determinando o dia e noite numa mesma duração, com 12 horas cada. Nesta quarta-feira (22), exatamente às 16h20m, a população amapaense e turistas puderam contemplar esse fenômeno conhecido como Equinócio da Primavera. Na abertura do evento alusivo ao acontecimento natural, o Presidente do TRE Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, esteve contemplando o momento histórico de retomada do turismo no estado.

A população local e turistas puderam contemplar a passagem do sol pelo obelisco e as celebrações realizadas para comemorar o fenômeno.

Entre os participantes e amantes da cultura da Amazônia, estava o presidente do TRE Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, que se emocionou com as apresentações que mostravam as belezas do povo do Amapá e sua natureza.

“Este é um momento ímpar para nós, este fenômeno que daqui a pouco vai acontecer, às 16h20m, procurem colocar a chapa de raio-X para ver lá dentro o sol. É algo fantástico!”, recomendou o presidente Gilberto Pinheiro.

Ainda, o Desembargador fez um apelo ao Amapá que sejam aplicados investimentos ao turismo, algo que é uma fonte geradora de renda e contribui para a economia do Estado.

Amapaense de coração, a procuradora do Município de Macapá, Kátia Francinete Oliveira, teve a sua primeira experiência com o Equinócio da Primavera. “Depois de 26 anos morando no estado, é a primeira vez que a gente vem assistir e acredito que é um evento de altíssima importância para o povo amapaense, é uma valorização de um fenômeno natural, mas que engradece muito a cultura do Amapá”, comenta Kátia Francinete.

Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador e para a visualização do fenômeno provocado há a presença do obelisco no Monumento Marco Zero, um local turístico da cidade. A realização do Equinócio da Primavera 2021 é um passo para a retomada das atividades turísticas do estado, que ficaram suspensas devido a pandemia do Novo Coronavírus.

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido