Caravana da Cidadania conscientiza estudantes de escola pública, sobre a importância do voto, na cidade de Tartarugalzinho

A ação acontece dentro do Projeto Eleitor do Futuro, da Justiça Eleitoral.

 A ação acontece dentro do Projeto Eleitor do Futuro, da Justiça Eleitoral.

O município de Tartarugalzinho, a 203 quilômetros de Macapá, capital do estado do Amapá, foi sede da Caravana da Cidadania, durante dois dias, na Escola Estadual Alzira de Lima Santos. A ação acontece dentro do Projeto Eleitor do Futuro, da Justiça Eleitoral.

A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AP proporcionou aos estudantes da rede pública de ensino, uma série de atividades com o objetivo de conscientizar nos jovens e adolescentes sobre a responsabilidade na escolha dos seus representantes.

Paralelo às atividades, a “Exposição 500 anos de eleição no Brasil”, faz uma viagem no tempo, mostrando através de imagens e textos, as várias mudanças que ocorreram no processo democrático do país.

A Caravana da Cidadania, edição Tartarugalzinho, encerrou na tarde desta sexta-feira (18), com a realização de uma eleição, conduzida pelos próprios alunos, e usando urna eletrônica, opinando sobre a importância do voto.

O presidente do TRE-AP, desembargador Manoel Brito; a diretora-geral, Ana Bela Barbosa, e o coordenador da EJE-TRE-AP, Rinaldo Farias, participaram da cerimônia de encerramento e a divulgação do resultado da votação.

Durante a solenidade de encerramento, o coordenador da EJE-TRE-AP, Rinaldo Farias, agradeceu a presença de todos, e aproveitou para fazer uma explanação sobre o Projeto Eleitor do Futuro e a exposição que retrata a história das eleições no país.

A professora Jael Amorim, representando a Escola Alzira de Lima Santos, destacou a importância da presença da equipe do TRE no município, e aproveitou para conclamar a todos os estudantes a participar do projeto local “Voto Consciente”, que vai culminar com a escolha dos representantes das turmas, no final deste mês. “Precisamos ter a consciência da importância do nosso voto. Vamos trazer para representar as classes, os alunos ficha limpa. Aqueles que não tiveram nenhuma reclamação na direção da escola”, concluiu a educadora.

O chefe de Cartório da 8ª. Zona Eleitoral de Tartarugalzinho, Anderson Mirabile, aproveitou para enaltecer a participação e colaboração de todos os alunos e servidores da escola e da Justiça Eleitoral.

A diretora-geral, Ana Bela Barbosa, agradeceu a presença da juventude, salientando a importância da parceria Justiça Eleitoral e escola, principalmente no que tange ao despertar para a conscientização da juventude. “Vocês que são jovens, que vão exercer cidadania pela primeira vez, são a esperança de mudar o nosso país. É através de vocês que podemos ter um país diferente”, destacou.

O presidente do TRE-AP, desembargador Manoel Brito, também agradeceu a participação de alunos, professores, servidores e a comunidade que esteve presente nos dois dias do evento. “São essas ações que fortalece o trabalho da Justiça Eleitoral, e com a participação da juventude, de certo, vamos ter um país bem melhor. Pois acreditamos em vocês, como formadores de opinião e conscientes de suas escolhas”, concluiu o desembargador.

Resultado
Coube ao coordenador da EJE, Rinaldo Farias, anunciar o resultado da eleição, sobre a importância do voto.

207 alunos participaram da eleição e opinaram:
1 - O voto é importante para você?
165 sim
37 não
2- O voto melhora sua cidade?
124 sim
79 não
3 - O voto deve ser obrigatório?
98 sim
107 não


Cronograma
A coordenação da EJE-TRE-AP, informou que conforme cronograma de atividades, as próximas edições da Caravana da Cidadania serão realizadas nos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande, no mês de junho.

Caravana
A ação da Caravana da Cidadania é coordenada pela EJE-TRE-AP, e faz parte do Programa Eleitor do Futuro, que tem o objetivo de formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade livre e democrática.

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
98414-2659 2101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido