Equipe do TRE Amapá se reúne com gestores dos municípios de Amapá e Pracuúba

O acesso aos locais de votação e as dificuldades logísticas no pleito estiveram entre os assuntos em pauta

Equipe do TRE Amapá se reuniu com gestores dos municípios de Amapá e Pracuúba

O presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, junto com a equipe da Justiça Eleitoral,  composta pelo desembargador Carlos Tork, corregedor eleitoral em exercício, o  diretor-geral, Valentim Maia, o assessor de planejamento de eleições, Cláudio André Ribeiro, e o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral, Tadeu Quadros, se reuniu com o prefeito do município de Amapá, Carlos Sampaio, o vice-prefeito do município de Pracuúba, Elemar Moraes, para tratar sobre assuntos relacionados ao pleito municipal de 2024.

Os gestores expuseram as principais dificuldades enfrentadas nos municípios para que eleitores e eleitoras possam exercer o direito do voto. Entre os problemas relatados, o deslocamento até os locais de votação no dia da eleição se destaca. Os dois municípios possuem regiões afastadas da sede, o que dificulta o acesso as seções, ou em outros casos, a votação se prolonga devido a quantidade de seções eleitorais para atender a população.

Regiões como a Vila do Sucuriju, no município de Amapá, considerada uma das mais remotas do estado, foi usada como exemplo de complexa logística para promover as eleições.

"Temos muitos eleitores que votam em Sucuriju, mas vem de Macapá ou do município sede de Amapá, porém, como não temos uma linha de transporte fluvial para o local, o acesso até lá fica mais comprometido. Então, melhor seja que estes eleitores votem no local onde moram realmente para evitar a travessia que é longa", informou o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio.

Outro assunto em pauta, foi a conservação de ramais para facilitar o deslocamento dos eleitores no dia do pleito.

Os gestores forneceram informações importantes sobre a geografia e a situação de acesso de regiões onde os eleitores em 2022, enfrentaram dificuldades para votar. Os dados são importantes para que a Justiça Eleitoral adapte a logística e se prepare com mais eficiência para as Eleições. 

O vice-prefeito de Praccuba, Elemar Moraes, citou como exemplo a comunidade de São Miguel do Flexal, uma das áreas mais afastadas do município e se comprometeu em apoiar a Justiça Eleitoral na preparação da equipe que irá atuar no dia 6 outubro. 

"Vamos ajudar na captação de mesários voluntários daquela mesma região, pois essa é uma demanda que o TRE da 1ª Zona Eleitoral está solicitando para facilitar o acesso e a logística das eleições. Estas reuniões são importantes para sanarmos os problemas de eleições que já se passaram", comentou o vice-prefeito.

O juiz eleitoral Mark William, da 1ª Zona, Amapá, e o promotor de justiça do município, Hélio Furtado, também acompanharam a reunião.

O presidente do TRE Amapá, aproveitou o encontro para alertar sobre a propaganda eleitoral, que deve ocorrer respeitando as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

“Nossas regras eleitorais são o alicerce sobre o qual se constrói a confiança do povo no sistema democrático. Quando garantimos que todos os atores políticos respeitem essas regras, estamos fortalecendo as bases democráticas”, finalizou.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido