Presidente do TRE Amapá participa de reunião com ministra Cármen Lúcia no TSE
A reunião busca alinhar estratégias e discutir ações conjuntas voltadas para o fortalecimento da Justiça Eleitoral

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, participou nesta terça-feira, 19, em Brasília, de reunião conduzida pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. O encontro reuniu presidentes e representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país, com o objetivo de alinhar estratégias e discutir ações conjuntas voltadas para o fortalecimento da Justiça Eleitoral.
Entre os principais temas em pauta, destacaram-se a preparação para as eleições, com ênfase na intensificação da coleta e atualização da biometria dos eleitores, além da ampliação da acessibilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesse aspecto, foi abordada a importância do transporte gratuito fornecido pelos TREs no dia da votação, medida que busca garantir o pleno exercício da cidadania.
Outro ponto de destaque foi a realização do Fórum Nacional Verdemocracia, marcado para os dias 15 a 17 de setembro, em Belém (PA), que reunirá especialistas e gestores para debater práticas sustentáveis no processo eleitoral. Também foram tratados assuntos como o Planejamento Integrado das Eleições, com a troca e reprodução de boas práticas entre os tribunais, o fortalecimento do Selo de Qualidade Eleitoral do TSE e propostas para a redução do tempo de votação, visando otimizar a experiência do eleitor.

