Seminário sobre Inteligência Artificial nas Eleições é realizado no TRE Amapá
O seminário foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE Amapá no YouTube

Na quinta-feira, 22, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) promoveu, no auditório da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP), o Seminário "Inteligência Artificial nas Eleições". O evento reuniu especialistas, magistrados, servidores da Justiça Eleitoral, profissionais da área de tecnologia, estudantes, acadêmicos e demais interessados no tema.
A primeira palestra do evento foi feita pelo desembargador Cláudio Dell’Orso, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que também coordena a Escola Judiciária Eleitoral do RJ e leciona na Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em sua palestra, o magistrado apresentou um panorama da evolução tecnológica nas últimas décadas, enfatizando a velocidade com que a inteligência artificial vem sendo incorporada ao cotidiano das pessoas e seus impactos no processo democrático.
Na sequência, o professor Kessis Dias, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), falou sobre o uso consciente da inteligência artificial, alertando para os riscos e prejuízos decorrentes do seu uso indevido, como a propagação de desinformação e a manipulação de dados.
O seminário também contou com a participação da professora Dra. Simone de Almeida, pró-reitora de Planejamento da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Ela abordou como a inteligência artificial está redefinindo as estratégias de campanha eleitoral, alertando para os perigos da desinformação direcionada especialmente às pessoas com menos acesso à informação de qualidade e com baixo letramento digital. “Por isso, defendo o fortalecimento do letramento digital como forma de empoderar o eleitor e proteger a democracia”, afirmou.
Encerrando as apresentações, o juiz João Valério Moura, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e coordenador de cursos da Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE-PA), conduziu a palestra “Entre fatos e fakes: desafios para a Justiça Eleitoral”. O magistrado destacou a importância da conscientização sobre o uso da inteligência artificial e a necessidade de promover o letramento tecnológico e a utilização responsável de dados. “A grande chave para enfrentar os impactos da IA no processo eleitoral é a educação. Precisamos preparar nossa sociedade para compreender e lidar com esses fenômenos de forma crítica e ética”, concluiu.
O seminário foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE Amapá no YouTube, onde o conteúdo permanece disponível para consulta pública.
Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Contatos ASCOM TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020