Seminário sobre Inteligência Artificial nas Eleições é realizado no TRE Amapá

O seminário foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE Amapá no YouTube

O seminário foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE Amapá no YouTube
Seminário sobre Inteligência Artificial nas Eleições é realizado no TRE Amapá

Na quinta-feira, 22, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) promoveu, no auditório da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP), o Seminário "Inteligência Artificial nas Eleições". O evento reuniu especialistas, magistrados, servidores da Justiça Eleitoral, profissionais da área de tecnologia, estudantes, acadêmicos e demais interessados no tema.

A primeira palestra do evento foi feita pelo desembargador Cláudio Dell’Orso, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que também coordena a Escola Judiciária Eleitoral do RJ e leciona na Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em sua palestra, o magistrado apresentou um panorama da evolução tecnológica nas últimas décadas, enfatizando a velocidade com que a inteligência artificial vem sendo incorporada ao cotidiano das pessoas e seus impactos no processo democrático.

Na sequência, o professor Kessis Dias, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), falou sobre o uso consciente da inteligência artificial, alertando para os riscos e prejuízos decorrentes do seu uso indevido, como a propagação de desinformação e a manipulação de dados.

O seminário também contou com a participação da professora Dra. Simone de Almeida, pró-reitora de Planejamento da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Ela abordou como a inteligência artificial está redefinindo as estratégias de campanha eleitoral, alertando para os perigos da desinformação direcionada especialmente às pessoas com menos acesso à informação de qualidade e com baixo letramento digital. “Por isso, defendo o fortalecimento do letramento digital como forma de empoderar o eleitor e proteger a democracia”, afirmou.

Encerrando as apresentações, o juiz João Valério Moura, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e coordenador de cursos da Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE-PA), conduziu a palestra “Entre fatos e fakes: desafios para a Justiça Eleitoral”. O magistrado destacou a importância da conscientização sobre o uso da inteligência artificial e a necessidade de promover o letramento tecnológico e a utilização responsável de dados. “A grande chave para enfrentar os impactos da IA no processo eleitoral é a educação. Precisamos preparar nossa sociedade para compreender e lidar com esses fenômenos de forma crítica e ética”, concluiu.

O seminário foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE Amapá no YouTube, onde o conteúdo permanece disponível para consulta pública.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)

Contatos ASCOM TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: TRE Amapá

Instagram: @tre_amapa

Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido