TRE Amapá participa de mutirão de limpeza no Rio Amazonas no Dia Mundial da Água
O Movimento Rio Amazonas Limpo e Saudável visa conscientizar sobre a preservação ambiental

No Dia Mundial da Água, celebrado no sábado, 22 de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) se uniu ao Movimento Rio Amazonas Limpo e Saudável para promover uma ação de conscientização ambiental. O evento teve como objetivo a limpeza as margens do Rio Amazonas, na orla de Macapá, e contou com a participação de cerca de 500 voluntários.
A ação mobilizou diversos parceiros, incluindo órgãos de proteção ambiental, Ministério Público, o TRE Amapá, a Polícia Militar, o Batalhão Ambiental, o Instituto da Guarda Florestal do Amapá (IGFAP) e outros. Foram estabelecidos sete pontos de limpeza ao longo da orla da capital, do Canal do Jandiá à orla do Araxá, com destaque para o bairro Perpétuo Socorro, ponto de concentração do evento.
Durante o evento, os voluntários percorreram cerca de 7 km, recolhendo diversos tipos de resíduos, como sacos plásticos, garrafas PET, plásticos descartáveis, latas, vidros, pneus e outros objetos, que haviam sido descartados inadequadamente.
Segundo Deusilene Saraiva, coordenadora do Movimento Rio Amazonas Limpo e Saudável, o objetivo da ação foi chamar atenção para a importância da preservação do Rio Amazonas.
"Estamos realizando essa ação para chamar a atenção da sociedade, mudar o comportamento do ser humano, para dizer não ao lixo nos rios, ao lixo em lugares inadequados, porque a água é vital. Então, precisamos cuidar do rio não só hoje, mas todos os dias", disse Deusilene Saraiva.
Além da limpeza, o evento contou com a leitura de uma carta de intenção, pelo promotor Marcelo Moreira, da Promotoria do Meio Ambiente, que visa levantar recursos públicos para a proteção e descontaminação do Rio Amazonas e de áreas de ressaca. Os parceiros se comprometeram a arrecadar assinaturas para fortalecer a proteção do rio. Após as assinaturas, a previsão é de que a carta seja apresentada na COP 30, que será realizada em Belém em novembro de 2025.
"É um dever de todos e uma obrigação de todo órgão público cuidar de patrimônios como o Rio Amazonas. É uma data importante para lembrar disso, o Dia Mundial da Água, e lembrar também que nós vivemos no Amazonas e temos o dever muito maior de cuidar desse imenso rio", disse.
O TRE Amapá, por meio da Comissão de Sustentabilidade, é parceiro da iniciativa e contribuiu com a distribuição de camisas para a coordenação do evento e água mineral para os voluntários.
A presidente da Comissão, Suellen Gemaque, destacou o apoio do tribunal ao movimento e a mobilização dos servidores, coordenadores e familiares para participar da ação.
"Estamos juntos como parceiros, também mobilizamos os servidores, coordenadores, amigos e familiares para estarem conosco e ajudar a coletar a sujeira na nossa orla", explicou.
Patrick Guimarães, assessor de Planejamento do TRE-AP e membro da Comissão de Sustentabilidade, falou sobre a política de sustentabilidade adotada pelo Tribunal, que é um dos mais sustentáveis do Brasil, segundo o ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Isso faz com que aumente ainda mais a nossa responsabilidade e atuação nessa pauta ambiental tão importante para o estado, para o país e para o planeta como um todo. A parceria que está sendo tratada não é só com o Movimento Rio Amazonas Mais Limpo, mas com os demais órgãos do estado para a construção de uma agenda ambiental muito positiva para o Amapá, o que contribui para que o tribunal participe dessas atividades e contribua de forma efetiva para as nossas ações aqui no Amapá”, completou o servidor.
A ação foi marcada também pela apresentação da Banda do Exército Brasileiro, da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, que abriu o evento com o Hino Nacional e músicas regionais, como "Tarumã" e "Tô em Macapá". Além do mutirão de limpeza, o evento destacou a importância da proteção do Rio Amazonas, da fauna local e da água potável para a população.