10ª Zona Eleitoral encerra atendimentos itinerantes no município de Cutias do Araguari e comunidades de Gurupora e Livramento
Foram dias de intensa atividade voltada aos eleitores de regiões afastadas do cartório eleitoral, com a oferta de serviços essenciais, como emissão do primeiro título, regularização da situação eleitoral e coleta biométrica

A 10ª Zona Eleitoral concluiu o cronograma de atendimentos itinerantes no município de Cutias do Araguari e comunidades de Gurupora e Livramento, realizado entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro. Foram dias de intensa atividade voltada aos eleitores de regiões afastadas do cartório eleitoral, com a oferta de serviços essenciais, como emissão do primeiro título, regularização da situação eleitoral e coleta biométrica.
Além dos atendimentos, os eleitores participaram de um treinamento de votação na urna eletrônica, simulando os cargos que estarão em disputa nas Eleições Gerais de 2026. A ação integra o projeto “Urna Eletrônica em Ação: aproximando o eleitor do sistema de votação”, que busca ampliar o conhecimento da população sobre o equipamento.

O juiz titular da 10ª Zona Eleitoral, Eduardo Navarro, acompanhou os atendimentos e destacou que a ação itinerante é resultado do empenho do Tribunal em garantir o pleno acesso à Justiça Eleitoral.
A iniciativa itinerante tem como foco mobilizar eleitores com pendência biométrica, dentro da campanha “Registre a Biometria: a democracia tem as suas digitais”, que visa reduzir o número de eleitores sem o registro biométrico no Cadastro Eleitoral até as próximas eleições.

Além de oferecer mais comodidade e praticidade, a ação aproxima o eleitor da Justiça Eleitoral, levando o atendimento diretamente às comunidades e evitando deslocamentos até o cartório eleitoral.

Para a realização da iniciativa, a Justiça Eleitoral contou com estrutura de computadores, acesso à internet e equipe de servidores, garantindo o bom atendimento do eleitorado da região.

