Sustentabilidade: TRE Amapá investe em centrais de ar do tipo inverter
A iniciativa busca reduzir o consumo de energia e promover mais sustentabilidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) segue investindo em medidas voltadas à sustentabilidade, com foco na eficiência energética. Como parte disso,foram adquiridas 10 centrais de ar do tipo inverter, instaladas no plenário do TRE-AP, além da aquisição de outras 82 centrais destinadas a diversos setores da instituição. Os 92 equipamentos devem substituir aparelhos antigos e de maior consumo, garantindo uma economia de quase 20 mil reais mensais para o tribunal, além de maior conforto para servidores e colaboradores.
A tecnologia inverter é reconhecida por oferecer melhor desempenho e menor impacto ambiental, pois regula o funcionamento do compressor conforme a necessidade, evitando picos de energia e desperdícios. A substituição gradual desses equipamentos representa uma modernização da infraestrutura, alinhada às diretrizes de sustentabilidade adotadas pela Justiça Eleitoral amapaense.
Como resultado das ações realizadas, entre agosto de 2023 e 2025, o TRE-AP já registrou uma redução de 22% no consumo de energia elétrica. O índice demonstra a efetividade das ações desenvolvidas, além de reforçar o compromisso permanente da Justiça Eleitoral amapaense em adotar práticas responsáveis que conciliem inovação, economia e cuidado com o meio ambiente.