Presidente do TRE-AP participa do 70º. COPTREL, em João Pessoa/PB.

Presidente do TRE-AP participa do 70º. COPTREL em João Pessoa/PB.

Presidente do TRE-AP participa do 70º. COPTREL em João Pessoa/PB.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, desembargador Manoel Brito, participou do 70º. Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), que foi sediado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), nos dias 08 e 09 de junho.

A reunião de trabalho foi conduzida pelo desembargador Mário Devienne Ferraz, presidente do Colégio de Presidentes, e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que na abertura do encontro, empossou os novos integrantes da diretoria do Colégio; vice-presidente, a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, TRE/RJ; e para secretário, o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, TRE/PR.

O presidente do COPTREL, desembargador Mário Devienne Ferraz, analisou o funcionamento e destacou a importância dos TREs. “O país atravessa grave crise política e econômica, mas as instituições continuam funcionando de maneira satisfatória, o que revela a firmeza de nossa democracia. A Justiça Eleitoral vem sendo chamada a atuar e vem cumprindo sua importante missão”, declarou o magistrado.

O encontro

Durante 2 dias, presidentes e diretores dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, estiveram debatendo acerca de vários assuntos pertinentes à Justiça Eleitoral, com destaque para o orçamento, reforma política, implantação do PJe, rezoneamento eleitoral e a nova urna eletrônica.

Para tratar desses assuntos, o encontro contou com as presenças do Diretor-Geral do Tribunal Superior Eleitoral, Mauricio Caldas de Melo; Secretário de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade, Eduardo Demétrio Bechara e do Secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino.

O tema Reforma Política, foi tratado pelo consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Roberto Carlos Martins Fontes.

Urna Eletrônica

No último dia do encontro, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giusepe Dutra Janino, apresentou aos presidentes de TREs, o protótipo da nova urna eletrônica, que deverá ser usada nas próximas eleições. O equipamento, que possui designe inovador e teve 30% de sua estrutura reduzida, traz a possibilidade do voto impresso.


Carta de João Pessoa

Ao final do 70º. Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), foi elaborada e assinada a “Carta de João Pessoa”. Um documento em que o Colégio reafirma suas proposições.

Veja a íntegra da Carta: https://drive.google.com/open?id=0BzPHbFhLe8BTdTZVZnVpUzJmWUk

O próximo encontro do COPTREL, será na cidade de Salvador, capital da Bahia, no mês de novembro.

 

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Assessoria de Comunicação e Marketing

98414-2659   32101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido