Escola Judiciária Eleitoral apresenta balanço das ações em 2018

Foram realizados diversos eventos pela instituição com o objetivo de atender com qualidade o público externo e visando uma eleição com transparência.

Escola Judiciária Eleitoral apresenta balanço das ações em 2018

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) por meio da Escola Judiciaria Eleitoral realizou nesta semana, um balanço das ações desenvolvidas pela EJE durante o ano de 2018. Foram realizados diversos eventos pela instituição com o objetivo de atender com qualidade o público externo e visando uma eleição com transparência.

O coordenador da EJE-TRE-AP, Rinaldo Soares de Farias, ressalta a importância ações realizadas durante o ano. “Dentro das nossas ideias, realmente alcançamos as nossas metas, realizamos eventos, cumprimos a nossa programação que tínhamos planejado. Foi de maneira considerável, com a participação rasurável da comunidade acadêmica, das escolas”, afirma.

Ações internas
- III Encontro de Juízes e Promotores Eleitorais 2018: O evento foi interno, voltado para os servidores do TRE, contando a participação de 31 Magistrados e Promotores Eleitorais.
- Ciclo de estudos de direito eleitoral – eleições gerais 2018: direcionado exclusivamente aos servidores da Justiça Eleitoral, contando com a participação de 59 pessoas, de um total de 84 inscritos. O objetivo do ciclo de estudos foi trazer explicações teóricas acerca da propaganda eleitoral com enfoque nas novidades trazidas pela reforma eleitoral ocorrida em 2017.

Ações externas
- Criação da Biblioteca Virtual: a biblioteca digital, que conta com excelentes instalações, disponibilizando 12 modernos computadores, que ficam disponíveis à população. A estrutura oferecida reflete na grande participação popular desde a sua inauguração.

- Projeto Toma Lá, Dá Cá: o objetivo é disseminar a prática da leitura entre as diversas faixas etárias. Sendo possível a troca de livros entre os servidores.

- Projeto “Política e Cidadania: Responsabilidade de Todos”: com presença de 131 pessoas, de um total de 266 inscritos. O projeto teve como objetivo oferecer capacitação aos membros de partidos políticos e aos pretensos candidatos que concorrerão nas Eleições Gerais 2018, de linguagem acessível e de forma didática, compreendendo noções jurídicas e administrativas de todo o processo eleitoral.

- Programa Eleitor do Futuro: O Projeto Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TREs de todo o Brasil e busca formar cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens de 16 e 17 anos. No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Em 2018, o programa eleitor do futuro teve a participação de 2677 crianças e adolescentes, atuando em 10 escolas de Macapá e Ferreira Gomes.

- Exposição 500 Anos de Eleições: A mostra faz uma leitura da evolução histórica das eleições no Brasil a partir do período colonial até os dias atuais. A exposição é composta de 20 (vinte) painéis medindo 2,40m por 0,80m repleto de imagens e pequenos textos explicativos que facilitam o entendimento e atraem os expectadores. A exposição foi apresentada na Escola Estadual Alzira de Lima Santos (no município de Tartarugalzinho), nos dias 17 e 18 de maio, de 2018. O projeto também esteve presente na escola Moderno Júnior de 13 a 17 de agosto.

- Eleições de representantes de turmas: Projeto Caravana da Cidadania - que consiste na efetiva participação do Programa Eleitor do Futuro nos municípios do Estado através de palestras educativas, eleições de prioridades para o município utilizando a urna eletrônica, alistamento eleitoral jovem, exposição “500 anos de Eleições no Brasil” e distribuição de revistas de entretenimento (coquetel). Durante dois dias 19 e 20 de junho, foi realizada mais uma edição da Caravana da Cidadania, dentro do programa Eleitor do Futuro, da Justiça Eleitoral. A ação foi na cidade de Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá, capital do estado do Amapá, na Escola estadual Maria Iraci Tavares. 329 alunos compareceram na votação.

- Projeto “Valorize Seu Voto”: o projeto consiste em visitas às escolas com intuito de estimular os alunos a discutirem de forma crítica a importância do voto.

- Programa de Estágio Remunerado: Visa à complementação de ensino e de aprendizagem profissional e sociocultural.

- Cursos Oferecidos para Capacitação dos Estagiários: Capacitação de Noções Básicas do Sistema Biométrico e Atendimento ao Público 2018, e capacitação de multiplicadores de treinamento de mesários – Eleições Gerais 2018.

- Eleição de representante de turma: No município de Macapá em 2018, 2677 crianças e adolescentes, escolheram seus representantes utilizando a urna eletrônica.

- Debate: A Escola Judiciária Eleitoral realizou no dia 20/08, no plenário da Corte, o debate entre os candidatos ao cargo de governador do Amapá. O debate reuniu em torno de 200 alunos com idades entre 10 e 15 anos, de escolas públicas e privadas, inseridas no “Programa Eleitor do Futuro”. O debate teve como mediador o Desembargador e professor João Guilherme Lages, que durante duas horas, conduziu o evento que reuniu os candidatos Joao Alberto Rodrigues Capiberibe (PSB), Antonio Cirilo Fernandes Borges (PSL), David Samuel Alcolumbre Tobelem (DEM), Gianfranco Gusmão de Azevedo (PSTU), e Antonio Waldez Góes da Silva (PDT). Os referidos candidatos responderam no tempo de 3 minutos a questionamentos feitos diretamente pelos alunos, sobre vários temas. A cada candidatos foi concedido o tempo de 3(três) minutos no inicio e 2(dois) minutos ao final do debate para falar sobre suas propostas e considerações finais.


Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
2101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido