TRE-AP implanta o “iPleno”; Sistema que permite o gerenciamento de sessões judiciárias pela internet

Permite a plateia acompanhar em tempo real a situação dos processos que estão sendo julgados, e publica, via internet, o áudio e o vídeo das sessões.

TRE-AP implanta o “iPleno”; Sistema que permite o gerenciamento de sessões judiciárias pela inte...

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), passa a contar com o “iPleno”. Um sistema de gerenciamento de sessões, elaborado pelo TRE de Sergipe, que tem como finalidade gerenciar todos os dados das sessões plenárias da Corte, permitindo a plateia acompanhar em tempo real a situação dos processos que estão sendo julgados, e publica, via internet, o áudio e o vídeo das sessões.

Dois servidores do TRE-SE, Marcos Vinicius Linhares, secretário judiciário, e Guilherme Augusto Muniz, coordenador de processamento, estiveram nesta semana, em Macapá, para ministrar treinamento aos servidores da Corte amapaense.

Na prática
Conforme Orlando de Carvalho Ribeiro Júnior, secretário judiciário TRE-AP, além do iPleno, que permite acompanhamento em tempo real os processos, durante as sessões. O sistema Sanções, tem como escopo registrar as sanções aplicadas no âmbito da Justiça Eleitoral do Amapá.
Permite emitir Guias de Recolhimentos da União (GRU), inclusive parcelamentos, para aqueles que tem débito advindo de penalizações em processos judiciais (por exemplo multa por propaganda irregular), e também emite relatórios estatísticos de quem deve e quanto deve em razão dessas penalizações.

Para a aplicabilidade deste sistema especifico, o treinamento vai alcançar inclusive os servidores das zonas eleitorais, pois eles serão responsáveis em alimentá-lo com as sanções aplicadas no primeiro grau.

Ainda segundo o secretário, a implantação desta ferramenta no Regional do Amapá, vai otimizar o trabalho da Secretaria Judiciária, assim como as unidades envolvidas com o colegiado. Pois facilita o acesso aos autos à todas as partes interessadas.


Parceria
O secretário judiciário do TRE-SE, Marcos Vinicius Linhares, destacou a importância das parcerias com os Regionais e o compartilhamento das experiências e inovações tecnológicas, como por exemplo, o iPleno. Que foi concebido pelo TRE sergipano a mais de 12 anos.
“É importante essa parceria com o TRE Amapá e com outros tribunais. Hoje são 17 Regionais que utilizam essa ferramenta, com perspectiva de aumentar, com uma versão que já está em testes, e com autorização do TSE, para ser integrada ao Processo Judicial Eletrônico”, completou.

iPleno
Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SE, o iPleno tem como função o gerenciamento e divulgação de informações dos processos que entram em pauta para julgamento. Através dele, documentos, assinaturas digitais e anexos multimídia, como áudios, fotos e vídeos tornam-se mais acessíveis a todas as partes envolvidas.

No TRE-AP, o sistema foi testado com sucesso na sessão judiciária de quarta-feira, dia 21/03.

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
98414-2659 32101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido