TRE-AP reforça Cadastramento de Mesários Voluntários

Desde 2004 o TRE-AP busca aumentar o número de pessoas que possam colaborar com a Justiça Eleitoral de forma consciente e espontânea por meio da Campanha de Cadastramento de Mesários Voluntários. Os interessados devem se inscrever no site www.tre-ap.jus.br.

TRE-AP Mesário voluntário

A cada eleição, as Zonas Eleitorais de todo o estado do Amapá deparam-se com uma antiga dificuldade: o recrutamento de colaboradores para o exercício da função de mesário.

Nas eleições municipais de 2012, marcadas para o dia 7 de outubro, o TRE-AP precisará contar com 5.371 mesários. Para o trabalho, em regra, convoca os eleitores, através de correspondência, para atuarem nas 1.343 seções.

Desde 2004 o TRE-AP busca aumentar o número de pessoas que possam colaborar com a Justiça Eleitoral de forma consciente e espontânea por meio da Campanha de Cadastramento de Mesários Voluntários.

Os interessados devem se inscrever na página do Mesário Voluntário . No site há um link específico com todas as informações sobre as atividades do projeto e ainda um formulário inscrição. A Campanha é válida para todas as Zonas Eleitorais do Estado, caso o mesário não disponha de internet poderá procurar o seu Cartório Eleitoral. E mais, eleitores de outros Estados que tenham residência no Estado do Amapá também poderão se inscrever na Campanha.

Nas Eleições de 2010 a 2ª Zona Eleitoral em Macapá registrou o maior percentual de mesários voluntários com 52% de colaboradores, seguida pela 6ª Zona Eleitoral em Santana com 30%. “No entanto, esta não é a realidade da maioria das Zonas do  Estado. Do total de mesários do Estado, 25% são voluntários. A expectativa para esse ano é ter pelo menos 50% do total de mesários do Estado cadastrados como voluntários”. diz Teciane Dias, Integrante da Comissão de Treinamento de Mesários TRE-AP.

Desde 2006 várias Faculdades aceitam as horas trabalhadas nas eleições como atividades complementares. A partir de 2012, o TRE-AP está realizando convênios para formalizar esta parceria. Serão oferecidas 15 horas de atividades complementares para cada turno eleitoral.

Além da contagem das horas de serviço como atividade complementar pelas universidades e dias de folga para os empregados e servidores públicos, os que prestam serviço à Justiça Eleitoral têm preferência no desempate em concurso público (se previsto no edital, inclusive este foi um critério utilizado na seleção de estagiários  do TRE-AP em 2011) e auxílio-alimentação pago em dinheiro nos dias de pleito.

Para ser Mesário Voluntário basta...
- Ser eleitor com mais de 18 anos de idade;
- Estar em pleno gozo de seus direitos políticos.
- Não possuir grau de parentesco até o segundo grau com candidato a cargo eletivo;
- Ter concluído o ensino médio ou estar prestes a concluí-lo

Não podem trabalhar na função de Mesário Voluntário...
- Os candidatos, seus cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau ( avós, pais, irmãos, filhos e netos; avós do cônjuge, sogro, padrasto, genros, enteados, netos do cônjuge e cunhados);
- Os membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva;
- As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do executivo;
- Os eleitores menores de 18 anos.

Os benefícios...
- Certificado de mesário voluntário;
- Dispensa do trabalho em dias específicos. Os eleitores nomeados para as Mesas Receptoras e Juntas Apuradoras serão dispensados do serviço no horário do treinamento e nos dias do pleito, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação;
- Certificado de mesário voluntário com 15 horas para cada turno. Estudantes das faculdades conveniadas com o TRE-AP poderão utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.
- Servir como critério de desempate em caso de promoção no serviço público e em caso de Concurso para estagiários do TRE-AP;
-  Receber uma quantia em dinheiro (valor máximo de R$ 22,00) para o custeio da alimentação no dia em que o mesário estiver prestando serviços a Justiça Eleitoral
- Kit Mesário Voluntário composto de camiseta e/ou botton

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido