TRE Amapá inaugura Bancos Vermelhos como símbolo de enfrentamento ao feminicídio
A ação integra a campanha nacional Banco Vermelho, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Quem passar em frente à Casa da Cidadania, sede da 2ª e 14ª Zonas Eleitorais, no centro de Macapá, ou ainda diante da sede da 10ª Zona Eleitoral, na zona norte da cidade, e da 6ª Zona Eleitoral, no município de Santana, será impactado por um novo e importante símbolo: o Banco Vermelho, instalado nesta segunda-feira, 4 de agosto, em cerimônia conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).
A ação integra a campanha nacional Banco Vermelho, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inspirada em experiências internacionais, e instituída no Brasil por meio da Lei nº 14.942/2024, com o objetivo de ampliar a visibilidade sobre a violência contra a mulher e combater o feminicídio. A proposta é transformar espaços públicos em locais de memória, conscientização e resistência.
Pintado na cor vermelha e acompanhado de mensagens de alerta, o banco não representa apenas o sangue derramado pelas vítimas, mas também inspira a urgência da luta pelos direitos das mulheres e pela preservação da vida.
O presidente do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza, realizou o descerramento da fita simbólica e destacou o papel da Justiça Eleitoral na promoção de um ambiente seguro e de respeito às mulheres:
“A violência contra a mulher não escolhe lares, não escolhe classe social e nem pessoas. A violência pode estar em qualquer lugar. Por isso, devemos nos engajar na construção de um ambiente seguro e solidário para as mulheres. A partir de agora, quem passar por um desses locais e avistar esse banco poderá sentar, refletir, levantar e agir. É importante que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica, patrimonial, moral ou sexual”, afirmou o desembargador.
Durante a solenidade, também fizeram uso da palavra as juízas eleitorais Carline Nunes, da 6ª Zona Eleitoral, a juíza Giucinete Lopes, Ouvidora da Mulher do TRE Amapá, Alaíde de Paula, titular da 14ª Zona Eleitoral, que reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral em dar voz às vítimas e incentivar a denúncia.
A instalação dos Bancos Vermelhos ocorre simultaneamente em três zonas eleitorais do Estado — e o objetivo, segundo o TRE Amapá, é que todos os municípios do Amapá possam contar com esse símbolo de resistência, formando uma rede de conscientização em todo o território.
Participaram da solenidade: Des. Carmo Antônio de Souza – Presidente do TRE Amapá; Juíza Giucinete Lopes – Ouvidora da Mulher; Juíza Alaíde de Paula – Titular da 14ª ZE; Juíza Stella Ramos – Titular da 2ª ZE; Juiz Eduardo Navarro – Titular da 10 ZE, juíza Carline Nunes Titular da 10 ZE; Juíza Elayne Cantuária Adjunta da Coordenadoria da Mulher TJAP; Juiz Galliano Cei, membro da corte eleitoral, Elzelina Cardozo, Sec. Políticas de Mulheres Santana, Adriana Ramos, Secretária Estadual de Políticas para Mulheres, Fausta Vasconcelos, Secretária Municipal de Políticas para Mulheres de Macapá, Delegada Marina Guimarães, titular da Delegacia de Atendimento as Mulheres.
Confira as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCpAzw