Corregedoria apresenta proposição para uniformização de procedimentos nas Eleições parametrizadas

A Vice-Presidente/Corregedora Eleitoral, Desembargadora Stella Ramos, apresentou nesta terça-feira (26), ao Presidente do TRE, Desembargador Carlos Tork, uma proposição que sugere a regulamentação e uniformização dos procedimentos referentes às eleições parametrizadas (não oficiais) que a Justiça Eleitoral realiza.

A medida consiste na criação de uma comissão, formada por servidores do TRE para formulação de minuta de regulamentação e uniformização dos procedimentos executados nas eleições não oficiais. Entre as entidades que contam com o auxílio do Tribunal estão sindicatos, instituições de ensino e associações de classe.

De acordo com a Corregedora, a procura das entidades públicas para auxílio nas suas eleições é grande e o TRE sempre está presente junto a esses órgãos, como por exemplo, o processo eleitoral para membros dos Conselhos Tutelares municipais, que ocorrem a cada 4 anos, sempre no ano subsequente à eleição presidencial, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 139,§1º).   

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá já participa  diretamente nas eleições parametrizadas, cedendo urnas eletrônicas, sistemas de votação e servidores qualificados para auxílio nas eleições das entidades públicas organizadas.

O tema já é regulamentado pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 22.685/2007 e pelo Manual de Procedimentos Cartorários, porém a resolução apenas apresenta linhas gerais e não considera as peculiaridades de cada estado. Já o Manual de Procedimentos Cartorários  é documento vinculativo apenas da Corregedoria e Zonas Eleitorais.

A sugestão é regulamentar a matéria, observando as peculiaridades do Estado, abrangendo e vinculando todos os setores do Tribunal”, ponderou a Desembargadora Stella Ramos.

Serviço:
 
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares, com informações do servidor Heverton Fernandes/Corregedoria
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido