TRE-AP realiza primeiro dia da capacitação para membros de partidos e pretensos candidatos em Santana

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou nesta quinta-feira (14), no Cartório Eleitoral da 6ª zona, em Santana o Curso Política e Cidadania: responsabilidade de todos. A capacitação, que ocorrerá também nesta sexta-feira (15), é gratuita e voltada à preparação de  membros de partidos e pretensos candidatos a cargos eletivos nas Eleições Municipais 2016. A ação consiste em palestras sobre temas relevantes ao pleito do ano que vem.  

O curso é realizado em Santana em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Ministério Público Estadual (MP/AP), Ministério Público Federal (MPF/AP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP).  A ação foi aberta pelo Procurador Geral de Justiça, Roberto Álvares. O Diretor Geral do TRE, Veridiano Colares ressaltou a importância da medida:

Queremos preparar membros de agremiações políticas e pretensos candidatos para agirem dentro da legislação. Com isso, evitaremos transtornos com candidatos eleitos e construiremos uma sociedade mais livre e democrática”, sublinhou o Diretor Geral do TRE, Veridiano Colares.

O Curso

Santana é a primeira cidade do Estado beneficiada com a capacitação,  elaborada pela Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE/TRE). A ação percorrerá todo o Amapá. As oficinas são ministradas por servidores do TRE, especialistas nos temas: Criação de Partidos Políticos, Atuação Partidária, Convenção Partidária, Inelegibilidade, Registro de Candidatura, Propaganda Eleitoral, Infrações e Crimes Eleitorais, Fiscalização da Propaganda, Captação de Recursos e Prestação de Contas, Finanças e Contabilidade dos Partidos.

O curso, com um total de 16h, 8h em cada dia, foi dividido em quatro módulos. Ele ocorre de 8h às 12h e de 14h às 18h. Os participantes se inscreveram pelo site do TRE e no Cartório da 6ª Zona. Cerca de 70 pessoas participam da capacitação.

A palestrante Mylene Lages, que é servidora do TRE, ressaltou a eficiência da capacitação. “Muitas vezes, o candidato não quer burlar a Lei Eleitoral, mas comete algum erro somente por desconhecimento dos temas. Com este curso, vamos tirar as dúvidas dos concorrentes no pleito e de dirigentes que estão à frente das campanhas”, destacou.

O presidente do TRE frisou que a instituição medirá  esforços para que as Eleições 2016 sejam limpas, transparentes e com o máximo de eficiência. O Desembargador Carlos Tork disse ainda que essa capacitação norteará, de forma efetiva, o trabalho do TRE na conscientização e preparação de candidatos e Partidos para o Pleito.

“Orçamento público é coisa séria e compromisso de todos. Precisamos lutar por eleições mais baratas e por um processo eleitoral justo e equilibrado, onde o poder econômico não seja o fator determinante na escolha dos candidatos, mas sim a capacidade, o preparo e o compromisso dos candidatos em bem representar o povo”, afirmou.

O elogio do participante santanense

O dirigente partidário João Coutinho agradeceu a oportunidade. Ele afirmou que a capacitação elucidará dúvidas comuns entre membros de agremiações partidárias.

Nós precisávamos de uma capacitação como essa, principalmente sobre o registro de candidaturas e prestações de contas. Conhecimentos fundamentais para quem pretende disputar ou coordenar uma campanha política”,  comentou João Coutinho.

Elton Tavares
Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE-AP

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido