TRE Amapá recebe visita de representante do Governo da Guiana Francesa
Objetivo é alinhar esforços para desenvolver o comércio entre Guiana Francesa e Amapá

Na tarde da última segunda-feira (14) o TRE Amapá se reuniu com o Conselheiro Especial do Governo da Guiana Francesa, Olivier Taoumi, para alinhar pontos e conhecer propostas voltadas ao mercado internacional. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do TRE Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro; vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador João Lages; vereador do município de Oiapoque, Yuri Alesi; juiz Augusto Leite, juiz Orlando Vasconcelos; o Delegado de Polícia Federal e Ex-deputado Federal, Marcos Reategui e o intérprete do Conselheiro Taoumi, empresário Felipe Azevedo.
O diálogo iniciou abordando pontos como a importação de alimentos e manufaturas da Europa e os custos envolvendo a transação. Assim, seria de interesse da Guiana Francesa estabelecer um fluxo de mercado com o Brasil, sobretudo com o Amapá, para a compra de gêneros alimentícios, produtos para a construção civil e combustível.
Dentre as problemáticas para esse relacionamento, a confiabilidade das relações que devem ser feitas entre empresas da Guiana Francesa e Brasil se destaca. Para isso, nasce a proposta de criar uma Corte Arbitral Internacional, pelo qual as empresas podem realizar contratos, garantindo a segurança jurídica entre as organizações.
O TRE Amapá propôs que, em outro momento, possam intensificar esse diálogo, para pensarem no desenvolvimento da Corte Arbitral Internacional, que terá grande importância para o comércio entre a Guiana Francesa e Amapá.