Novo membro do Pleno é empossado nesta segunda-feira (7)
O Juiz Federal Anselmo Gonçalves da Silva tomou posse na Corte Eleitoral como Juiz Titular para o biênio 2023-2025

Na tarde desta segunda-feira, 7, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), durante a 17ª Sessão Administrativa, realizada de forma híbrida (presencial e videoconferência), promoveu a solenidade de posse do juiz Federal Anselmo Gonçalves da Silva no cargo de Juiz Titular da Corte Eleitoral, da Classe dos Juízes Federais, para o biênio 2023-2025, na vaga aberta em decorrência da remoção do juiz federal Mário de Paula Franco Júnior. A sessão foi transmitida pelo canal do TRE Amapá no YouTube (clique e confira).
O presidente do TRE Amapá em exercício, desembargador Gilberto Pinheiro, empossou o novo juiz e designou o juiz Paulo Madeira a dar as boas-vindas ao juiz federal à Corte Eleitoral.
“Declaro empossado o Excelentíssimo Juiz Anselmo Gonçalves da Silva, no cargo de Juiz Membro Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, na Classe dos juízes federais, para o biênio 2023-2025 a contar desta data”, anunciou.
O juiz Paulo Madeira, Membro Titular da Corte Eleitoral, fez a saudação de boas-vindas ao juiz Anselmo Gonçalves, destacando sua formação e experiência na área eleitoral, relembrando sua atuação anterior no Pleno do TRE-AP e seus feitos.
“Doutor Anselmo está retornando a esta Casa na condição de Juiz Membro desta Corte, ele já foi juiz membro antes disso, é um magistrado que abraçou o estado do Amapá, onde atuou por muitos anos, prestando relevantes serviços. Vossa excelência vai somar muito com essa corte, que é um magistrado experimentado e consciente do seu trabalho, muito firme nas suas decisões. Tenho certeza que a Corte com a presença de vossa excelência irá ganhar muito nesse aprendizado, nessa troca de informações e conhecimentos”, disse Madeira.
O Juiz Anselmo Gonçalves atuou na Justiça Eleitoral nos biênios 2000-2002 e 2004-2006, sendo juiz auxiliar da Corte Eleitoral nas Eleições de 2010 e 2022. Durante a sessão administrativa, o empossado agradeceu a oportunidade de prestar novamente serviço à Justiça Eleitoral amapaense. O juiz federal ressaltou o papel da Justiça Eleitoral em defender e preservar o Estado Democrático de Direito em seu discurso, destacando os desafios trazidos pela inovação tecnológica, como as Fake News.
“É nesse cenário desafiador que este Tribunal Regional eleitoral é chamado a prestar a sua jurisdição. Pela competência e responsabilidade dos atuais integrantes desta Corte Eleitoral, tenho certeza que esta casa continuará a desempenhar bem a sua missão e garantir a legitimidade do Processo Eleitoral e de defender o Estado Democrático de Direito ”, disse o empossado.
Juiz Anselmo Gonçalves da Silva
Nascido em João Pinheiro, Minas Gerais, tendo sua formação nas Universidades Integradas de Uberaba/MG e no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), o juiz federal Anselmo Gonçalves da Silva já foi Oficial de Justiça Avaliador no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª REGIÃO, em Goiânia (GO), no período de 1991 a 1994.
A partir de 1994, atuou como Promotor de Justiça Titular da Comarca de Estrela do Norte (GO). Além disso, também exerceu a função de delegado de Polícia do Distrito Federal.
Na Justiça Eleitoral amapaense, atuou em dois biênios, de 2000-2002 e 2004-2006. Além disso, foi juiz auxiliar da Corte Eleitoral nas Eleições de 2010 e 2022.
O magistrado é Juiz Federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região desde fevereiro de 1997.