TRE Amapá se destaca entre os Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil no Índice de Desenvolvimento Sustentável
O Tribunal Amapaense alcançou 74% das métricas estabelecidas pelo CNJ no quesito sustentabilidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) ocupa a oitava posição no ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto ao Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) da Justiça Eleitoral. Atualmente, o Tribunal Amapaense alcançou 74% das métricas estabelecidas pelo CNJ no quesito sustentabilidade. Em 2020, o TRE Amapá ocupava a 20ª posição nacional.
Atualmente, toda a energia consumida no prédio sede do Tribunal e Cartório Eleitoral da 2ª Zona, a Casa da Cidadania, é proveniente de placas fotovoltaicas (energia solar). Além das medidas de sustentabilidade nas edificações, o TRE Amapá adotou mudanças no cotidiano da instituição, com propósito de reduzir a produção de lixo descartável, como a suspensão do uso de copos e garrafas plásticas e a reciclagem de resíduos. Graças a um termo de cooperação técnica assinado com a Prefeitura de Macapá, o Tribunal passou a fazer a coleta seletiva do lixo.
Acompanhe a Gestão Socioambiental
O Painel de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) está disponível para consulta. O mural, construído com recursos do software Business Intelligence (BI) da Microsoft, reúne informações sobre a sustentabilidade do Tribunal, tais como o consumo de energia, água, combustível, reciclagem entre outros dados.
O painel é uma ferramenta de gestão e transparência que pode ser acessado por qualquer cidadão ou cidadã, possibilitando conhecer toda a política socioambiental da Justiça Eleitoral amapaense.