Justiça Eleitoral do Amapá celebra Dia da Amazônia
TRE Amapá aproveita a oportunidade para destacar as boas práticas e a importância da política socioambiental no que diz respeito ao Poder Judiciário Eleitoral

Nesta terça-feira, 5, é celebrado o Dia da Amazônia e o TRE Amapá aproveita a oportunidade para destacar as boas práticas e a importância da política socioambiental no que diz respeito ao Poder Judiciário Eleitoral. Diante da exploração não-sustentável dos recursos ambientais a data é importante para fomentar a reflexão sobre o futuro do bioma.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá está entre os TRE´s mais sustentáveis do Brasil, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alcançando 74% das métricas estabelecidas pela instituição no parâmetro da sustentabilidade.
“Entre as prioridades desta gestão, promovemos ações e políticas voltadas para a sustentabilidade, a fim de conscientizar nossos juízes, servidores e a comunidade sobre a importância de adotarmos boas práticas. Como exemplos, citamos a supressão do uso de materiais nocivos ao meio ambiente, e o uso da energia fotovoltaica, que abastece atualmente a totalidade da sede”, ressalta o presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages.
O Diretor Geral, Valentim Maia, complementa que a preocupação do TRE Amapá com a sustentabilidade e a preservação ambiental é constante.
“Veja que desde a construção dos cartórios e postos avançados deste tribunal até às campanhas de conscientização de servidores e colaboradores pela economia de água e papel, tudo é pensado para um ambiente de trabalhado cada vez mais sustentável. Nossas ações são planejadas em prol do meio ambiente conforme a agenda 2030. Precisamos preservar o meio ambiente para deixar um mundo melhor para as novas gerações”.
No Dia da Amazônia, que tal conhecer um pouco mais das atividades da Justiça Eleitoral no estado mais preservado da região Amazônica?!
O TRE Amapá te convida para um passeio virtual pela floresta durante o período eleitoral, em uma visita à exposição fotográfica que retrata a missão da Justiça Eleitoral em realizar eleições em regiões isoladas do Amapá, o estado mais preservado da região Amazônica.
As fotografias mostram os trajetos percorridos por membros da Justiça Eleitoral, como servidores, técnicos de urna e pessoal de apoio, e os desafios enfrentados para realizar na região uma eleição segura, transparente e o acesso amplo ao voto e cidadania.
A exposição virtual pode ser acessada no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, por meio portal do Centro de Memória da Justiça Eleitoral (clique aqui).
A amostra fotográfica contempla imagens que mostram visitas feitas em locais de votação em terras indígenas, para a análise da estrutura do espaço; procedimentos de carga e lacração das urnas eletrônicas, bem como a auditoria desses equipamentos; deslocamento de mesários e técnicos de urna para as aldeias indígenas de Kumarumã e Kumenê, dos povos indígenas Galibi Marworno e Palikur, respectivamente; translado por meio dos rios e os contratempos enfrentados no trajeto; cooperação de órgãos como a Polícia Militar e Exército Brasileiro no apoio à segurança e transporte de mantimentos; os locais de votação, mesários e eleitores.