TRE Amapá inicia carga das urnas eletrônicas para as eleições do Conselho Tutelar
Votação acontece em 1º de outubro em todos os municípios do Amapá

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou o procedimento de carga das urnas eletrônicas que serão cedidas pela Justiça Eleitoral para o Processo de Escolha Unificado de Conselheiros Tutelares de 2023. O procedimento acontece no cartório eleitoral da 10ª Zona Eleitoral. Para as eleições que acontecem em 1º de outubro, serão empregadas 686 urnas eletrônicas, sendo 518 urnas de seção e 168 de contingência.
Depois da inserção de todos os dados relativos a eleitores, locais de votação e candidatos, os equipamentos são testados, para verificar seu funcionamento antes de serem identificados, embalados em caixas de transporte e armazenados.
Processo de Escolha Unificado de Conselheiros Tutelares 2023
O TRE Amapá atua no fornecimento de urnas eletrônicas para o processo, prestando apoio às Comissões Especiais, que são encarregadas do pleito, como preparação das urnas e treinamento dos mesários que irão compor as mesas receptoras dos votos. No pleito, o TRE Amapá irá empregar 690 urnas eletrônicas. No ano de 2019, 318 urnas foram utilizadas, sendo um aumento de 372 equipamentos.
As eleições, apuração e totalização dos votos para a definição dos conselheiros (as) tutelares é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O pleito é fiscalizado pelo Ministério Público, de acordo com o artigo 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
No Amapá, 300 participam do pleito.