Juíza Gelcinete Lopes representa o TRE Amapá no V Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres, em Minas Gerais
O evento reúne representantes do Judiciário de todo o país e tem como foco o fortalecimento das ouvidorias como canais estratégicos de escuta, acolhimento e defesa dos direitos das mulheres

A juíza Gelcinete Lopes, ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), representa a instituição no V Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM), que ocorre entre os dias 28 e 30 de abril, em Minas Gerais. A magistrada está acompanhada pelo servidor da Ouvidoria do TRE-AP, Cláudio Xavier.
O evento reúne representantes do Judiciário de todo o país e tem como foco o fortalecimento das ouvidorias como canais estratégicos de escuta, acolhimento e defesa dos direitos das mulheres. Entre os temas discutidos estão: “Violência institucional nas polícias, em que elas se completam e se afastam, e a prática de crimes militares nas Forças Armadas”; “A Ouvidoria como ferramenta de inclusão e diversidade” — com ênfase na equidade de gênero, raça e diversidade —; e “Inovações Tecnológicas nas Ouvidorias Judiciais”, que aborda o uso de ferramentas digitais, como a inteligência artificial, para modernizar e qualificar os serviços prestados.
A juíza Gelcinete Lopes destacou a importância da participação do TRE-AP no evento.
“A participação no encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM) tem sido fundamental para aprimorar os serviços prestados, com foco na prevenção de violações aos direitos das mulheres e no acolhimento qualificado das vítimas. O evento destacou a importância de uma escuta atenta, do encaminhamento eficaz das denúncias e da resposta rápida das instituições. Também foram enfatizados aspectos como a necessidade de informação social, espaços adequados, uso de tecnologia, capacitação, estruturação da rede de apoio e acolhimento humanizado e sigiloso, além da responsabilização efetiva dos agressores”, disse.